As melhores Informações

PÁGINA INICIAL CURIOSIDADES DESTAQUES DICAS INTERNACIONAL BRASIL OUTROS REFLEXÃO ORÇAMENTOS
APOSTILAS PROGRAMAS CONTATO SUGESTÃO QUEM SOMOS ENVIE SUA NOTÍCIA

PARA FAZER UMA DOAÇÃO BASTA CLICAR É ALGUNHA PROPAGANDA, AJUDE-NOS A MELHORAR NOSSO SITE!!!!

Editegion4

No lançamento de novas regras do petróleo, Lula diz que pré-sal é "dádiva de Deus"

31/08 - 15:15 , atualizada às 19:15 31/08 - Redação - Agência Brasil

O governo brasileiro anunciou na tarde desta segunda-feira (31) as novas regras para a exploração do petróleo da chamada camada pré-sal, que pode render até US$ 7 trilhões ao País. Segundo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o pré-sal é uma "dádiva de Deus". "Sua riqueza, bem administrada, pode proporcionar grandes mudanças no País", disse. No entanto, o presidente alertou que as descobertas também podem virar "maldição".

Segundo ele, a exploração do petróleo da camada pré-sal traz "perigos e desafios" e, se não forem adotadas as medidas corretas, "aquilo que é um bilhete milionário pode virar um problema."

Presidente Lula lança marco do pré-sal

Lula lembrou que países que descobriram petróleo e não souberam administrar essa riqueza ou continuam pobres, ou exportaram tudo e quebraram suas indústrias e desorganizaram suas economias. "O que era uma dádiva virou maldição", disse o presidente.

Ao assinar as propostas, Lula entregou aos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, Michel Temer (PMDB-SP) e José Sarney (PMDB-AP), respectivamente, uma miniatura de barril de petróleo extraído da camada pré-sal e brincou: “entrego este brinde para Temer e Sarney colocarem em cima da mesa e, quando o debate estiver acalourado, dar uma cheiradinha e ficar resolvido”.

Lula convocou todos os brasileiros a participarem do debate sobre os projetos do marco regulatório da exploração do petróleo da camada pré-sal. "Podemos e devemos contribuir para que tomemos as melhores decisões", disse o presidente.

Lula abriu seu discurso declarando que hoje é "um dia histórico para o País". Ele disse que o debate sobre o marco regulatório não pode ficar restrito ao Congresso. Afirmou que não pode dizer ao certo quantos barris poderão ser extraídos da camada do pré-sal, mas disse que, com certeza, o Brasil, com o pré-sal, será um dos países com maiores reservas de petróleo do mundo. "Trata-se de uma das maiores descobertas de todos os tempos", afirmou o presidente.

O presidente voltou a destacar a posição privilegiada do Brasil em meio à crise internacional. "Os países descobriram que, sem fiscalização, o ‘deus mercado’ é capaz de afundar o mundo em um piscar de olhos", disse. "Antes éramos alvos de chacota. Hoje, a voz do Brasil é ouvida com respeito lá fora", completou.

Oportunidade única

Para a ministra-chefe da Casa Civil, Dima Rousseff, os recursos do pré-sal abrem uma "oportunidade única" para o País. "A exploração do pré-sal é um tema que interessa de perto a cada um de nós. Os projetos que hoje apresentamos falam de um caminho mais rápido e seguro em direção ao futuro, que já começou, acreditamos, com as conquistas obtidas no governo do presidente Lula e que, a partir de agora, têm uma oportunidade única, com o pré-sal", disse.

"O pré-sal nos abrirá as portas do futuro, se soubermos transformar essa riqueza mineral em riqueza humana, em fonte de felicidade material e espiritual para milhões de brasileiros", completou.

Na abertura do evento, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse que o marco beneficia "todos os brasileiros com os resultados do aproveitamento das riquezas do pré-sal". "Para tanto, estabelece uma política de desenvolvimento social e, com isso, evita que o Brasil se torne apenas um exportador de petróleo, garantindo desenvolvimento social."

Propostas

O governo decidiu enviar ao Congresso Nacional quatro projetos de lei sobre as regras, em regime de urgência constitucional. Segundo o líder do governo no Senado, senador Romero Jucá (PMDB-RR), a urgência permitirá que o novo marco regulatório seja aprovado na Câmara e no Senado ainda este ano.

O primeiro projeto cria um Fundo Social, que irá gerir o dinheiro do pré-sal utilizado para obras e investimentos na melhora da qualidade de vida da população. “Estamos construindo as condições para afastar de nós a maldição do petróleo, que tem mantido na pobreza a população de muitos países ricos em pétróleo. E também estamos combatendo a chamada doença holandesa, que desindustrializou os países, por conta da desvalorização do dólar", disse Dilma.

A segunda proposta cria uma empresa estatal que ficará encarregada de gerenciar os contratos dos campos do pré-sal, seguindo o modelo adotado pela Noruega. Essa empresa será conhecida como Petrosal.

"Para gerir os contratos do pré-sal estamos criando a nova estatal, a Petrosal. Sua missão é representar os interesses do Estado brasileiro, fiscalizando e acompanhando a execução dos contratos firmados no pré-sal. Será uma empresa enxuta, com corpo técnico altamente capacitado", disse Lula.

Uma terceira proposta deve tratar sobre a capitalização da Petrobras em US$ 50 bilhões, valores que serão revistos depois de dois anos de vigência. "Esse projeto permitirá o aumento de sua capacidade de investimento. Poderá ocorrer um aumento da participação da União, caso os acionistas minoritários não exerçam seus direitos de opção", apontou a ministra-chefe.

A quarta proposta estabelece o sistema de partilha dos resultados da exploração para os campos que ainda não foram licitados. Nos demais blocos, segue o modelo de concessão, estabelecendo um modelo de exploração mista no Brasil.

"O modelo de concessão era o melhor em um cenário que não existe mais. Hoje, o melhor regime é, sem dúvida, o de partilha de produção. Por manter-se proprietário do petróleo produzido, o governo exerce maior gerenciamento da produção", explicou Edison Lobão.

"Com isso, uma maior parcela da renda petrolífera passa a ser do governo e não somente das empresas", completou Dilma Rousseff. "O Estado fica com a maior parte dos lucros para investimentos. Parte muito maior do que é recebido hoje, no modelo de concessão", comparou Lula.

Petrobras

Também foi decidido que a Petrobras será a operadora de todos os blocos explorados sob o novo regime de partilha. A empresa terá assegurada participação mínima de 30% nas áreas a serem licitadas. A União poderá contratar exclusivamente a Petrobras ou realizar licitações com livre participação das empresas para a operação.

Vencerá a licitação a empresa que oferecer o maior percentual de óleo lucro (Profit Oil) - que representa o total produzido por determinado campo, deduzidos os custos e despesas associados à produção do óleo - ao governo.

"A razão de se atribuir esse papel à Petrobras está no fato de que o operador tem acesso à informação privilegiada sobre o bloco que opera, e desenvolve tecnologia específica sobre a operação. Hoje, as regras da ANP (Agência Nacional do Petróleo) para as concessões já definem que o operador deve ter pelo menos 30% no bloco", explicou Dilma Rousseff.

"Poucas empresas no mundo têm o conhecimento da Petrobras em exploração em águas profundas. Por isso mesmo, ela terá um status especial no marco regulatório do pré-sal", completou o presidente Lula, que classificou a empresa como um ativo "querido e orgulhoso".

O presidente se referiu à Petrobras como um “querido dinossauro”, cuidado pela União para chegar ao ponto de encontrar petróleo na camada pré-sal. “[A empresa] Enche de intimidação o mundo e de orgulho o povo brasileiro”, disse em cerimônia de apresentação de proposta de novo marco regulatório.

Segundo Lula, a Petrobras era vista como o “último dinossauro a ser destroçado”, em 1997. “Desde o primeiro instante, o governo deu apoio a Petrobras, cuidando do nosso querido dinossauro”, disse Lula.

Em seu discurso, o presidente defendeu os investimentos feitos em favor da Petrobras. “A Petrobras vive momento singular. É o orgulho do país, a maior empresa do Brasil a quarta maior do mundo ocidental e a segunda em valor de mercado”, listou.

Lula afirmou que a descoberta do petróleo em pré-sal não foi um acaso ou golpe de sorte, mas o resultado do esforço da estatal. “Isso só foi possível graças ao talento, à competência e à determinação da Petrobras e graças ao revigoramento da empresa”, destacou. De acordo com o presidente, os poços no pré-sal foram descobertos em “momento da vida política nacional em que povo descobriu reservas de energia e esperança”, disse.

Recursos na Petrobras

A capitalização da Petrobras vai funcionar da seguinte maneira: a União vai transferir direitos de exploração de um número fixo de barris para a estatal, em troca de pagamento em dinheiro ou títulos públicos. Em troca, a Petrobras abre processo de aumento de capital para levantar os recursos necessários para aquisição dos direitos de exploração.

A transferência de barris será fixa, determinada em contrato, mas até o limite de 5 bilhões de unidades. A operação inclui uma cláusula de reavaliação do preço das reservas no prazo máximo de 24 meses. Caso o preço suba, a Petrobrás pagará a diferença à União. Se o preço cair, ocorrerá o inverso.

Polêmica

O envio pelo governo ao Congresso de um projeto de marco regulatório gerou polêmica sobre a necessidade ou não de mudar as regras para o petróleo extraído da região.

O principal argumento governista é de que a descoberta abre caminho para poços de alto potencial e risco exploratório praticamente nulo - e que, por esse motivo, merecem ser explorados sob novas regras, com maior participação do Estado. Já o setor privado diz que a lei atual é transparente e muito bem vista pelo mercado, e que mudá-la pode afastar futuros investidores.

Protesto

Durante a cerimônia, dois jovens engravatados subiram no palanque levantando um cartaz com o logotipo do grupo ambientalista Greenpeace com o dizeres de protestos. Os jovens subiram ao palanque quando o presidente da Câmara, Michel Temer, começava seu discurso.
Os dois enrolaram a faixa e a entregaram ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A solenidade não foi interrompida durante o incidente. Temer nem parou seu discurso.

A camada pré-sal é campo de petróleo recém-descoberto a cerca de oito mil metros de profundidade, no mar territorial brasileiro. A riqueza escondida pode chegar a US$ 7 trilhões, segundo estimativas não-oficiais. O valor foi calculado sobre a quantidade de barris que devem variar entre 50 e 100 bilhões. Assim, multiplicando por R$ 70 (preço recente da commodity), chega-se a essa cifra trilionária.

Voltar

Mais de 150 notícias relacionadas...

MUITO MAIS NOTÍCIAS ALÉM DAS ABAIXO RELACIONADAS, CLIQUE AQUI

- Avião particular cai na Baía ao pousar, dizem bombeiros...leia mais
- Inpe: desmate na Amazônia caiu novamente em junho...leia mais
- Papéis da Net disparam 13% e lideram as altas do Ibovespa...leia mais
- TAM quer triplicar presença nas classes C e D em 5 anos...leia mais
- Salário de professor varia até quatro vezes entre Estados...leia mais

- Na volta das férias, aeroportos dão dor de cabeça a passageiros...leia mais
- Brasil assume presidência do Mercosul na próxima terça-feira...leia mais
-
PF flagra cartel de gás de cozinha e prende quatorze...leia mais
-
Os comunistas querem o Maracanã...leia mais
-
Noivos poderão requerer casamento pela internet...leia mais

-
Uso de cigarro pode ficar proibido em todos os lugares públicos...leia mais
-
Crivella quer destinar lixo urbano para geração de energia elétrica...leia mais
-
Justiça proíbe cirurgia de obesidade feita em Faustão...leia mais
-Brasil está entre os dez países que mais disseminam malwares...leia mais
-'FT' prevê Brasil campeão da Copa e Dilma eleita em 2010...leia mais

-
Novas regras do petróleo, Lula diz que pré-sal é "dádiva de Deus"...leia mais
- Fim de proibição para seguro de vida de menor de 14 anos abre pauta da CAE.....leia mais
-
Antiviral produzido por Farmanguinhos começa a ser distribuí­do.....leia mais
-
Fornecedor poderá ser obrigado a informar componentes animais.....leia mais
-
Homem tenta registrar ocorrência contra Exu e acaba sendo preso.....leia mais

-
Desmatamento na Amazônia cai 75% em relação a junho de 2008, diz Imazon.....leia mais
-
Especialistas participam de audiência pública sobre desenvolvimento.....leia mais
-
Creches e pré-escolas poderão ter verbas do FGTS e Fundeb.....leia mais
-
Brasil está entre os dez países que mais disseminam malwares .....leia mais
-
"Financiamento da saúde é totalmente inapropriado", diz Temporão.....leia mais

-
Para 'Economist', Brasil deveria remunerar preservação na Amazônia .....leia mais
-
Sinopse de imprensa: Bancos dificultam renegociação de dívida.....leia mais
-
Mudanças na poupança ajudarão a reduzir taxas de juros, diz Lula.....leia mais
-
Vereadores se reúnem para discutir metrô para Grande João Pessoa.....leia mais
-
Cai 93% número de casos de dengue no 1º trimestre em João Pessoa.....leia mais

-
Dor de cabeça pode indicar disfunção mandibular, diz especialista.....leia mais
-
Oferta de cirurgia que diminui tamanho do estômago aumentou 542%.....leia mais
-
Projeto São Francisco promove ações sociais em comunidades quilombolas.....leia mais
-
Governo inaugura armazém de ajuda humanitária internacional.....leia mais
-
Neozelandesa com pernas amputadas ganha rabo de sereia.....leia mais

-
Brasil doará US$ 10 milhões para reconstrução da Faixa de Gaza.....leia mais
-
Projeto quer permitir estágio a policiais que estudam Direito.....leia mais
-
Após 30 anos de enxaqueca, homem descobre que remédio piora.....leia mais
-
Governo lista plantas que poderão virar fitoterápicos.....leia mais
-
Venda de condicionador da Turma da Mônica é suspensa em São Paulo.....leia mais

-
EQUIPAMENTOS PARA INCLUSÃO DIGITAL PODEM SER SOLI......leia mais
-
Parque Nacional Foz do Iguaçu recebe mais turistas estrangeiros em 2008......leia mais
-
Projeto concede adicional por atividade de risco a vigilantes.......leia mais
-
Projeto prevê planos de celulares mais baratos para deficientes auditivos.......leia mais
-
Novo vírus já infectou quase 9 milhões de computadores.......leia mais

-
Banco Central anuncia crédito para empresas com dívidas em dólar.......leia mais
-
Sem gás, Bulgária vê sua vulnerabilidade diante da Rússia.......leia mais
-
'Nós vamos ter um trimestre preocupante', diz Lula.......leia mais
-
Bebê nasce com 6,4 kg nos EUA.......leia mais
-
TV Digital começa 2009 com cronograma adiantado em mais de um ano.......leia mais

-
Fábrica da INB recebe autorização da CNEN para enriquecer urânio.......leia mais
-
MS lança Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.......leia mais
-
Mais cinco DDDs terão portabilidade a partir de segunda.......leia mais
-
Pedido do TCU paralisa compra de notebook para escolas.......leia mais
-
Câncer infantil é a doença que mais mata entre os 5 e os 18 anos.......leia mais

-
Revelada a 'TV mais fina do mundo'.......leia mais
-
Internet supera jornais como fonte de notícias nos EUA.......leia mais
-
Ministério do Trabalho publica cartilha sobre lei dos estagiários na.......leia mais
-
Carros vão ficar mais seguros. E mais caros.......leia mais
-
Fazenda que utilizava mão-de-obra escrava é desapropriada para reforma agrária...leia mais

-
Balança registra superávit de US$ 416 milhões na terceira semana de dezembro.....leia mais
-
Submarinos e helicópteros são destaque de acordos firmados por Lula e Sarkozy....leia mais
-
Brasil gera mais de 2 milhões de empregos de janeiro a novembro.......leia mais
-
Maioria do STF apóia demarcação integral da Raposa Serra do Sol.......leia mais
-
Operação no Paraná encontra trabalho infantil e degradante.......leia mais

-
Brasil precisa combater impunidade na exploração infantil.......leia mais
-
CAE cria mecanismo para dar maior proteção à indústria brasileira....leia mais
-
V Feira Nacional da Agricultura Familiar tem participação da Conab.....leia mais
-
BNDES aprova US$ 122 milhões para construção de barcos de apoio.....leia mais
-
Meta até 2010: 800 mil novos aprendizes inseridos no mercado de trabalho....leia mais

-
Ministério da Defesa reforça socorro aos flagelados de Santa Catarina.....leia mais
-
País tem primeiro caso de cura da raiva humana.......leia mais
-
Gene pode explicar dependência de cocaína.......leia mais
-
Laudo do acidente da TAM aponta erros sucessivos.......leia mais
-
BCs estão prontos para novas ações se necessário, observa Bernanke.......leia mais

-
Brasil não deve descriminalizar aborto a curto prazo, diz ministro.......leia mais
-
Ideli condena ação de governadores contra piso salarial dos professores.......leia mais
-
Merenda escolar para mais estudantes.......leia mais
-
Rais 2007: foram gerados 2,45 milhões de postos de trabalho com vínculo formal....leia mais
-
Brasil inaugura novo estande de promoção turística em feira de Londres.......leia mais

-
Projeto do Senado proíbe meia-entrada nos finais de semana e feriados.......leia mais
-
Baleia de 10 metros é achada morta em praia de Rio Tinto.......leia mais
-
Alunos beneficiados pelo Bolsa Família mantêm altos índices.......leia mais
-
Infraero investe na pista principal do Aeroporto de Salvador.......leia mais
-
PPP vai ajudar a despoluir a Baía de Todos os Santos.......leia mais

-
Ônibus escolar terá novas especificações.......leia mais
-
MTE lança projeto de microcrédito para beneficiários do Bolsa Família.......leia mais
-
Escravidão de adultos e crianças é sucedida por espancamento.......leia mais
-
Pimentel quer expandir rede para atender a mais 30 milhões de brasileiros.......leia mais
-
Passageiros terão rede sem fio gratuita nos aeroportos.......leia mais

-
Crise financeira pode levar Islândia à falência.......leia mais
-
Alencar defende redução dos juros contra a crise.......leia mais
-
Brasil e Japão querem levar TV Digital à América Latina.......leia mais
-
Cientistas dos EUA dizem estar mais próximos de criar 'nariz artificial'.......leia mais
-
Europeus vão doar R$ 15 milhões para combater desmatamento na Amazônia.......leia mais

-
Anatel mantém facultativa cobrança de ponto-extra de TV paga.......leia mais
-
Lula recomenda que não falte crédito no país, diz ministro.......leia mais
-
Diretora-geral da OMS diz a Temporão que vai corrigir relatório sobre malária.......leia mais
-
Campus Party Brasil 2009 terá conexão de 10Gb.......leia mais
- Pobres ficam fora do Supersimples........leia mais

-
Decreto estabelece nova política para educação de pessoas com deficiência.......leia mais
-
Entenda como a crise econômica afeta o Brasil.......leia mais
-
Quer ficar ligadão? Beba café.......leia mais
-
Minc diz que fiscalização contra queimadas na Amazônia está frouxa.......leia mais
-
Corpo de 1919 é exumado para ajudar a combater gripe aviária.......leia mais

-
Parlasul aprova declaração de apoio ao governo boliviano.......leia mais
-
A camada pré-sal e os desafios da extração do petróleo.......leia mais
-
Sexo e cor ainda são os fatores de desigualdade.......leia mais
-
Brasil tem cultura de exagero no uso de medicamentos - 09/09/2008.......leia mais
-
MMA prepara lista de resultados a serem obtidos com o Fundo Amazônia.......leia mais

-
Parlamentares articulam aumento de seus salários.......leia mais
-
Baleia jubarte é achada morta na Praia do Sol em joão Pessoa - PB......leia mais
-
Net: compra na Esc 90 não exclui novas aquisições no Sudeste......leia mais
-
Os 4 piores hábitos alimentares e como acabar com eles......leia mais
-
Ampliação da licença-maternidade reduz risco de mortes de bebês......leia mais

-
Menores de um ano devem evitar o consumo de mel......leia mais
-
Ministro inaugura rede acadêmica de alta velocidade e núcleos de Tele......leia mais
- Especialista em câncer alerta contra celulares......leia mais
- Metas do Milênio: Brasil vai sediar Conferência da ONU.....leia mais
- Ministro diz que conversor popular para TV digital chega ao mercado.....leia mais

- Anac oferece bolsas de estudos para formação de pilotos civis.....leia mais
- Propaganda eleitoral na Internet só pode ser divulgada em página exclusiva.....leia mais
- Nova versão do GTA vaza na web antes do lançamento.....leia mais
- Campanha de controle da hanseníase está no ar.....leia mais
- Hélio Costa é contra cobrança de ponto adicional para TV por assinatura.....leia mais

- SUS realiza a maior operação de vacinação do mundo.....leia mais
-
Fiscalização do Ministério do Trabalho liberta 2.269 escravos no primeiro.....leia mais
- Aprovado projeto que pune crimes praticados pela internet.....leia mais
- Governo pode desonerar alimentos importados para controlar inflação.....leia mais
-
Crescimento econômico do país reduziu pobreza e aumentou número de rico......leia mais

- Positivo inicia produção de telas de LCD em unidade da Bahia.....leia mais
-
Brasil, pela primeira vez, passa a ser credor externo.....leia mais
- Balança registra superávit de US$ 496 milhões na segunda semana de agosto.....leia mais
-
Simon alerta para coincidência entre a presença da 4ª Frota no Atlântico Sul....leia mais
- Nova descoberta de petróleo no mar do Espírito Santo.....leia mais

- Governo divulga regras para isentar de taxa moradores carentes.....leia mais
- Petrobrás supera Microsoft e se torna 3ª maior das Américas em valor.....leia mais
- Nova cobertura de planos de saúde entra em vigor nesta quarta.....leia mais
- Petrobrás anuncia descoberta de mais uma jazida de petróleo na Bacia de Santos....leia mais
- Petrobras lança centro de excelência.....leia mais

- Proteção digital, além da física.....leia mais
- Telefônica testa TV em três dimensões....leia mais
- Acidentes diminuem mesmo com aumento da venda de carros....leia mais
- Microsoft desenvolve monitor esférico....leia mais
- Buraco em fuselagem leva avião a fazer pouso de emergência....leia mais

- Mercadante: Projeto dos cibercrimes garante "liberdade com segurança"....leia mais
- YouTube pagará a usuários brasileiros que postarem vídeos de sucesso....leia mais
- Deficientes visuais conquistam novos direitos com portaria do Ministério das Comunicações....leia mais
- Anatel homologa iPhone 3G para comercialização no mercado brasileiro....leia mais
-
Novo laboratório permitirá maior controle da qualidade de implantes ortopédicos....leia mais

MUITO MAIS NOTÍCIAS, CLIQUE AQUI

 
 

Todos os Direitos reservados desde 2008
Página Inicial / Quem Somos / Divulgue-nos / Anuncie
Downloads / Contato/ Topo