As melhores Informações

PÁGINA INICIAL CURIOSIDADES DESTAQUES DICAS INTERNACIONAL BRASIL OUTROS REFLEXÃO ORÇAMENTOS

APOSTILAS PROGRAMAS EMPREGOS CONTATO SUGESTÃO QUEM SOMOS ENVIE SUA NOTÍCIA

No lançamento de novas regras do petróleo, Lula diz que pré-sal é "dádiva de Deus"

31/08 - 15:15 , atualizada às 19:15 31/08 - Redação - Agência Brasil

O governo brasileiro anunciou na tarde desta segunda-feira (31) as novas regras para a exploração do petróleo da chamada camada pré-sal, que pode render até US$ 7 trilhões ao País. Segundo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o pré-sal é uma "dádiva de Deus". "Sua riqueza, bem administrada, pode proporcionar grandes mudanças no País", disse. No entanto, o presidente alertou que as descobertas também podem virar "maldição".

Segundo ele, a exploração do petróleo da camada pré-sal traz "perigos e desafios" e, se não forem adotadas as medidas corretas, "aquilo que é um bilhete milionário pode virar um problema."

Presidente Lula lança marco do pré-sal

Lula lembrou que países que descobriram petróleo e não souberam administrar essa riqueza ou continuam pobres, ou exportaram tudo e quebraram suas indústrias e desorganizaram suas economias. "O que era uma dádiva virou maldição", disse o presidente.

Ao assinar as propostas, Lula entregou aos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, Michel Temer (PMDB-SP) e José Sarney (PMDB-AP), respectivamente, uma miniatura de barril de petróleo extraído da camada pré-sal e brincou: “entrego este brinde para Temer e Sarney colocarem em cima da mesa e, quando o debate estiver acalourado, dar uma cheiradinha e ficar resolvido”.

Lula convocou todos os brasileiros a participarem do debate sobre os projetos do marco regulatório da exploração do petróleo da camada pré-sal. "Podemos e devemos contribuir para que tomemos as melhores decisões", disse o presidente.

Lula abriu seu discurso declarando que hoje é "um dia histórico para o País". Ele disse que o debate sobre o marco regulatório não pode ficar restrito ao Congresso. Afirmou que não pode dizer ao certo quantos barris poderão ser extraídos da camada do pré-sal, mas disse que, com certeza, o Brasil, com o pré-sal, será um dos países com maiores reservas de petróleo do mundo. "Trata-se de uma das maiores descobertas de todos os tempos", afirmou o presidente.

O presidente voltou a destacar a posição privilegiada do Brasil em meio à crise internacional. "Os países descobriram que, sem fiscalização, o ‘deus mercado’ é capaz de afundar o mundo em um piscar de olhos", disse. "Antes éramos alvos de chacota. Hoje, a voz do Brasil é ouvida com respeito lá fora", completou.

Oportunidade única

Para a ministra-chefe da Casa Civil, Dima Rousseff, os recursos do pré-sal abrem uma "oportunidade única" para o País. "A exploração do pré-sal é um tema que interessa de perto a cada um de nós. Os projetos que hoje apresentamos falam de um caminho mais rápido e seguro em direção ao futuro, que já começou, acreditamos, com as conquistas obtidas no governo do presidente Lula e que, a partir de agora, têm uma oportunidade única, com o pré-sal", disse.

"O pré-sal nos abrirá as portas do futuro, se soubermos transformar essa riqueza mineral em riqueza humana, em fonte de felicidade material e espiritual para milhões de brasileiros", completou.

Na abertura do evento, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse que o marco beneficia "todos os brasileiros com os resultados do aproveitamento das riquezas do pré-sal". "Para tanto, estabelece uma política de desenvolvimento social e, com isso, evita que o Brasil se torne apenas um exportador de petróleo, garantindo desenvolvimento social."

Propostas

O governo decidiu enviar ao Congresso Nacional quatro projetos de lei sobre as regras, em regime de urgência constitucional. Segundo o líder do governo no Senado, senador Romero Jucá (PMDB-RR), a urgência permitirá que o novo marco regulatório seja aprovado na Câmara e no Senado ainda este ano.

O primeiro projeto cria um Fundo Social, que irá gerir o dinheiro do pré-sal utilizado para obras e investimentos na melhora da qualidade de vida da população. “Estamos construindo as condições para afastar de nós a maldição do petróleo, que tem mantido na pobreza a população de muitos países ricos em pétróleo. E também estamos combatendo a chamada doença holandesa, que desindustrializou os países, por conta da desvalorização do dólar", disse Dilma.

A segunda proposta cria uma empresa estatal que ficará encarregada de gerenciar os contratos dos campos do pré-sal, seguindo o modelo adotado pela Noruega. Essa empresa será conhecida como Petrosal.

"Para gerir os contratos do pré-sal estamos criando a nova estatal, a Petrosal. Sua missão é representar os interesses do Estado brasileiro, fiscalizando e acompanhando a execução dos contratos firmados no pré-sal. Será uma empresa enxuta, com corpo técnico altamente capacitado", disse Lula.

Uma terceira proposta deve tratar sobre a capitalização da Petrobras em US$ 50 bilhões, valores que serão revistos depois de dois anos de vigência. "Esse projeto permitirá o aumento de sua capacidade de investimento. Poderá ocorrer um aumento da participação da União, caso os acionistas minoritários não exerçam seus direitos de opção", apontou a ministra-chefe.

A quarta proposta estabelece o sistema de partilha dos resultados da exploração para os campos que ainda não foram licitados. Nos demais blocos, segue o modelo de concessão, estabelecendo um modelo de exploração mista no Brasil.

"O modelo de concessão era o melhor em um cenário que não existe mais. Hoje, o melhor regime é, sem dúvida, o de partilha de produção. Por manter-se proprietário do petróleo produzido, o governo exerce maior gerenciamento da produção", explicou Edison Lobão.

"Com isso, uma maior parcela da renda petrolífera passa a ser do governo e não somente das empresas", completou Dilma Rousseff. "O Estado fica com a maior parte dos lucros para investimentos. Parte muito maior do que é recebido hoje, no modelo de concessão", comparou Lula.

Petrobras

Também foi decidido que a Petrobras será a operadora de todos os blocos explorados sob o novo regime de partilha. A empresa terá assegurada participação mínima de 30% nas áreas a serem licitadas. A União poderá contratar exclusivamente a Petrobras ou realizar licitações com livre participação das empresas para a operação.

Vencerá a licitação a empresa que oferecer o maior percentual de óleo lucro (Profit Oil) - que representa o total produzido por determinado campo, deduzidos os custos e despesas associados à produção do óleo - ao governo.

"A razão de se atribuir esse papel à Petrobras está no fato de que o operador tem acesso à informação privilegiada sobre o bloco que opera, e desenvolve tecnologia específica sobre a operação. Hoje, as regras da ANP (Agência Nacional do Petróleo) para as concessões já definem que o operador deve ter pelo menos 30% no bloco", explicou Dilma Rousseff.

"Poucas empresas no mundo têm o conhecimento da Petrobras em exploração em águas profundas. Por isso mesmo, ela terá um status especial no marco regulatório do pré-sal", completou o presidente Lula, que classificou a empresa como um ativo "querido e orgulhoso".

O presidente se referiu à Petrobras como um “querido dinossauro”, cuidado pela União para chegar ao ponto de encontrar petróleo na camada pré-sal. “[A empresa] Enche de intimidação o mundo e de orgulho o povo brasileiro”, disse em cerimônia de apresentação de proposta de novo marco regulatório.

Segundo Lula, a Petrobras era vista como o “último dinossauro a ser destroçado”, em 1997. “Desde o primeiro instante, o governo deu apoio a Petrobras, cuidando do nosso querido dinossauro”, disse Lula.

Em seu discurso, o presidente defendeu os investimentos feitos em favor da Petrobras. “A Petrobras vive momento singular. É o orgulho do país, a maior empresa do Brasil a quarta maior do mundo ocidental e a segunda em valor de mercado”, listou.

Lula afirmou que a descoberta do petróleo em pré-sal não foi um acaso ou golpe de sorte, mas o resultado do esforço da estatal. “Isso só foi possível graças ao talento, à competência e à determinação da Petrobras e graças ao revigoramento da empresa”, destacou. De acordo com o presidente, os poços no pré-sal foram descobertos em “momento da vida política nacional em que povo descobriu reservas de energia e esperança”, disse.

Recursos na Petrobras

A capitalização da Petrobras vai funcionar da seguinte maneira: a União vai transferir direitos de exploração de um número fixo de barris para a estatal, em troca de pagamento em dinheiro ou títulos públicos. Em troca, a Petrobras abre processo de aumento de capital para levantar os recursos necessários para aquisição dos direitos de exploração.

A transferência de barris será fixa, determinada em contrato, mas até o limite de 5 bilhões de unidades. A operação inclui uma cláusula de reavaliação do preço das reservas no prazo máximo de 24 meses. Caso o preço suba, a Petrobrás pagará a diferença à União. Se o preço cair, ocorrerá o inverso.

Polêmica

O envio pelo governo ao Congresso de um projeto de marco regulatório gerou polêmica sobre a necessidade ou não de mudar as regras para o petróleo extraído da região.

O principal argumento governista é de que a descoberta abre caminho para poços de alto potencial e risco exploratório praticamente nulo - e que, por esse motivo, merecem ser explorados sob novas regras, com maior participação do Estado. Já o setor privado diz que a lei atual é transparente e muito bem vista pelo mercado, e que mudá-la pode afastar futuros investidores.

Protesto

Durante a cerimônia, dois jovens engravatados subiram no palanque levantando um cartaz com o logotipo do grupo ambientalista Greenpeace com o dizeres de protestos. Os jovens subiram ao palanque quando o presidente da Câmara, Michel Temer, começava seu discurso.
Os dois enrolaram a faixa e a entregaram ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A solenidade não foi interrompida durante o incidente. Temer nem parou seu discurso.

A camada pré-sal é campo de petróleo recém-descoberto a cerca de oito mil metros de profundidade, no mar territorial brasileiro. A riqueza escondida pode chegar a US$ 7 trilhões, segundo estimativas não-oficiais. O valor foi calculado sobre a quantidade de barris que devem variar entre 50 e 100 bilhões. Assim, multiplicando por R$ 70 (preço recente da commodity), chega-se a essa cifra trilionária.

Voltar

Mais de 150 notícias relacionadas...

MUITO MAIS NOTÍCIAS ALÉM DAS ABAIXO RELACIONADAS, CLIQUE AQUI

- Avião particular cai na Baía ao pousar, dizem bombeiros...leia mais
- Inpe: desmate na Amazônia caiu novamente em junho...leia mais
- Papéis da Net disparam 13% e lideram as altas do Ibovespa...leia mais
- TAM quer triplicar presença nas classes C e D em 5 anos...leia mais
- Salário de professor varia até quatro vezes entre Estados...leia mais

- Na volta das férias, aeroportos dão dor de cabeça a passageiros...leia mais
- Brasil assume presidência do Mercosul na próxima terça-feira...leia mais
-
PF flagra cartel de gás de cozinha e prende quatorze...leia mais
-
Os comunistas querem o Maracanã...leia mais
-
Noivos poderão requerer casamento pela internet...leia mais

-
Uso de cigarro pode ficar proibido em todos os lugares públicos...leia mais
-
Crivella quer destinar lixo urbano para geração de energia elétrica...leia mais
-
Justiça proíbe cirurgia de obesidade feita em Faustão...leia mais
-Brasil está entre os dez países que mais disseminam malwares...leia mais
-'FT' prevê Brasil campeão da Copa e Dilma eleita em 2010...leia mais

-
Novas regras do petróleo, Lula diz que pré-sal é "dádiva de Deus"...leia mais
- Fim de proibição para seguro de vida de menor de 14 anos abre pauta da CAE.....leia mais
-
Antiviral produzido por Farmanguinhos começa a ser distribuí­do.....leia mais
-
Fornecedor poderá ser obrigado a informar componentes animais.....leia mais
-
Homem tenta registrar ocorrência contra Exu e acaba sendo preso.....leia mais

-
Desmatamento na Amazônia cai 75% em relação a junho de 2008, diz Imazon.....leia mais
-
Especialistas participam de audiência pública sobre desenvolvimento.....leia mais
-
Creches e pré-escolas poderão ter verbas do FGTS e Fundeb.....leia mais
-
Brasil está entre os dez países que mais disseminam malwares .....leia mais
-
"Financiamento da saúde é totalmente inapropriado", diz Temporão.....leia mais

-
Para 'Economist', Brasil deveria remunerar preservação na Amazônia .....leia mais
-
Sinopse de imprensa: Bancos dificultam renegociação de dívida.....leia mais
-
Mudanças na poupança ajudarão a reduzir taxas de juros, diz Lula.....leia mais
-
Vereadores se reúnem para discutir metrô para Grande João Pessoa.....leia mais
-
Cai 93% número de casos de dengue no 1º trimestre em João Pessoa.....leia mais

-
Dor de cabeça pode indicar disfunção mandibular, diz especialista.....leia mais
-
Oferta de cirurgia que diminui tamanho do estômago aumentou 542%.....leia mais
-
Projeto São Francisco promove ações sociais em comunidades quilombolas.....leia mais
-
Governo inaugura armazém de ajuda humanitária internacional.....leia mais
-
Neozelandesa com pernas amputadas ganha rabo de sereia.....leia mais

-
Brasil doará US$ 10 milhões para reconstrução da Faixa de Gaza.....leia mais
-
Projeto quer permitir estágio a policiais que estudam Direito.....leia mais
-
Após 30 anos de enxaqueca, homem descobre que remédio piora.....leia mais
-
Governo lista plantas que poderão virar fitoterápicos.....leia mais
-
Venda de condicionador da Turma da Mônica é suspensa em São Paulo.....leia mais

-
EQUIPAMENTOS PARA INCLUSÃO DIGITAL PODEM SER SOLI......leia mais
-
Parque Nacional Foz do Iguaçu recebe mais turistas estrangeiros em 2008......leia mais
-
Projeto concede adicional por atividade de risco a vigilantes.......leia mais
-
Projeto prevê planos de celulares mais baratos para deficientes auditivos.......leia mais
-
Novo vírus já infectou quase 9 milhões de computadores.......leia mais

-
Banco Central anuncia crédito para empresas com dívidas em dólar.......leia mais
-
Sem gás, Bulgária vê sua vulnerabilidade diante da Rússia.......leia mais
-
'Nós vamos ter um trimestre preocupante', diz Lula.......leia mais
-
Bebê nasce com 6,4 kg nos EUA.......leia mais
-
TV Digital começa 2009 com cronograma adiantado em mais de um ano.......leia mais

-
Fábrica da INB recebe autorização da CNEN para enriquecer urânio.......leia mais
-
MS lança Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.......leia mais
-
Mais cinco DDDs terão portabilidade a partir de segunda.......leia mais
-
Pedido do TCU paralisa compra de notebook para escolas.......leia mais
-
Câncer infantil é a doença que mais mata entre os 5 e os 18 anos.......leia mais

-
Revelada a 'TV mais fina do mundo'.......leia mais
-
Internet supera jornais como fonte de notícias nos EUA.......leia mais
-
Ministério do Trabalho publica cartilha sobre lei dos estagiários na.......leia mais
-
Carros vão ficar mais seguros. E mais caros.......leia mais
-
Fazenda que utilizava mão-de-obra escrava é desapropriada para reforma agrária...leia mais

-
Balança registra superávit de US$ 416 milhões na terceira semana de dezembro.....leia mais
-
Submarinos e helicópteros são destaque de acordos firmados por Lula e Sarkozy....leia mais
-
Brasil gera mais de 2 milhões de empregos de janeiro a novembro.......leia mais
-
Maioria do STF apóia demarcação integral da Raposa Serra do Sol.......leia mais
-
Operação no Paraná encontra trabalho infantil e degradante.......leia mais

-
Brasil precisa combater impunidade na exploração infantil.......leia mais
-
CAE cria mecanismo para dar maior proteção à indústria brasileira....leia mais
-
V Feira Nacional da Agricultura Familiar tem participação da Conab.....leia mais
-
BNDES aprova US$ 122 milhões para construção de barcos de apoio.....leia mais
-
Meta até 2010: 800 mil novos aprendizes inseridos no mercado de trabalho....leia mais

-
Ministério da Defesa reforça socorro aos flagelados de Santa Catarina.....leia mais
-
País tem primeiro caso de cura da raiva humana.......leia mais
-
Gene pode explicar dependência de cocaína.......leia mais
-
Laudo do acidente da TAM aponta erros sucessivos.......leia mais
-
BCs estão prontos para novas ações se necessário, observa Bernanke.......leia mais

-
Brasil não deve descriminalizar aborto a curto prazo, diz ministro.......leia mais
-
Ideli condena ação de governadores contra piso salarial dos professores.......leia mais
-
Merenda escolar para mais estudantes.......leia mais
-
Rais 2007: foram gerados 2,45 milhões de postos de trabalho com vínculo formal....leia mais
-
Brasil inaugura novo estande de promoção turística em feira de Londres.......leia mais

-
Projeto do Senado proíbe meia-entrada nos finais de semana e feriados.......leia mais
-
Baleia de 10 metros é achada morta em praia de Rio Tinto.......leia mais
-
Alunos beneficiados pelo Bolsa Família mantêm altos índices.......leia mais
-
Infraero investe na pista principal do Aeroporto de Salvador.......leia mais
-
PPP vai ajudar a despoluir a Baía de Todos os Santos.......leia mais

-
Ônibus escolar terá novas especificações.......leia mais
-
MTE lança projeto de microcrédito para beneficiários do Bolsa Família.......leia mais
-
Escravidão de adultos e crianças é sucedida por espancamento.......leia mais
-
Pimentel quer expandir rede para atender a mais 30 milhões de brasileiros.......leia mais
-
Passageiros terão rede sem fio gratuita nos aeroportos.......leia mais

-
Crise financeira pode levar Islândia à falência.......leia mais
-
Alencar defende redução dos juros contra a crise.......leia mais
-
Brasil e Japão querem levar TV Digital à América Latina.......leia mais
-
Cientistas dos EUA dizem estar mais próximos de criar 'nariz artificial'.......leia mais
-
Europeus vão doar R$ 15 milhões para combater desmatamento na Amazônia.......leia mais

-
Anatel mantém facultativa cobrança de ponto-extra de TV paga.......leia mais
-
Lula recomenda que não falte crédito no país, diz ministro.......leia mais
-
Diretora-geral da OMS diz a Temporão que vai corrigir relatório sobre malária.......leia mais
-
Campus Party Brasil 2009 terá conexão de 10Gb.......leia mais
- Pobres ficam fora do Supersimples........leia mais

-
Decreto estabelece nova política para educação de pessoas com deficiência.......leia mais
-
Entenda como a crise econômica afeta o Brasil.......leia mais
-
Quer ficar ligadão? Beba café.......leia mais
-
Minc diz que fiscalização contra queimadas na Amazônia está frouxa.......leia mais
-
Corpo de 1919 é exumado para ajudar a combater gripe aviária.......leia mais

-
Parlasul aprova declaração de apoio ao governo boliviano.......leia mais
-
A camada pré-sal e os desafios da extração do petróleo.......leia mais
-
Sexo e cor ainda são os fatores de desigualdade.......leia mais
-
Brasil tem cultura de exagero no uso de medicamentos - 09/09/2008.......leia mais
-
MMA prepara lista de resultados a serem obtidos com o Fundo Amazônia.......leia mais

-
Parlamentares articulam aumento de seus salários.......leia mais
-
Baleia jubarte é achada morta na Praia do Sol em joão Pessoa - PB......leia mais
-
Net: compra na Esc 90 não exclui novas aquisições no Sudeste......leia mais
-
Os 4 piores hábitos alimentares e como acabar com eles......leia mais
-
Ampliação da licença-maternidade reduz risco de mortes de bebês......leia mais

-
Menores de um ano devem evitar o consumo de mel......leia mais
-
Ministro inaugura rede acadêmica de alta velocidade e núcleos de Tele......leia mais
- Especialista em câncer alerta contra celulares......leia mais
- Metas do Milênio: Brasil vai sediar Conferência da ONU.....leia mais
- Ministro diz que conversor popular para TV digital chega ao mercado.....leia mais

- Anac oferece bolsas de estudos para formação de pilotos civis.....leia mais
- Propaganda eleitoral na Internet só pode ser divulgada em página exclusiva.....leia mais
- Nova versão do GTA vaza na web antes do lançamento.....leia mais
- Campanha de controle da hanseníase está no ar.....leia mais
- Hélio Costa é contra cobrança de ponto adicional para TV por assinatura.....leia mais

- SUS realiza a maior operação de vacinação do mundo.....leia mais
-
Fiscalização do Ministério do Trabalho liberta 2.269 escravos no primeiro.....leia mais
- Aprovado projeto que pune crimes praticados pela internet.....leia mais
- Governo pode desonerar alimentos importados para controlar inflação.....leia mais
-
Crescimento econômico do país reduziu pobreza e aumentou número de rico......leia mais

- Positivo inicia produção de telas de LCD em unidade da Bahia.....leia mais
-
Brasil, pela primeira vez, passa a ser credor externo.....leia mais
- Balança registra superávit de US$ 496 milhões na segunda semana de agosto.....leia mais
-
Simon alerta para coincidência entre a presença da 4ª Frota no Atlântico Sul....leia mais
- Nova descoberta de petróleo no mar do Espírito Santo.....leia mais

- Governo divulga regras para isentar de taxa moradores carentes.....leia mais
- Petrobrás supera Microsoft e se torna 3ª maior das Américas em valor.....leia mais
- Nova cobertura de planos de saúde entra em vigor nesta quarta.....leia mais
- Petrobrás anuncia descoberta de mais uma jazida de petróleo na Bacia de Santos....leia mais
- Petrobras lança centro de excelência.....leia mais

- Proteção digital, além da física.....leia mais
- Telefônica testa TV em três dimensões....leia mais
- Acidentes diminuem mesmo com aumento da venda de carros....leia mais
- Microsoft desenvolve monitor esférico....leia mais
- Buraco em fuselagem leva avião a fazer pouso de emergência....leia mais

- Mercadante: Projeto dos cibercrimes garante "liberdade com segurança"....leia mais
- YouTube pagará a usuários brasileiros que postarem vídeos de sucesso....leia mais
- Deficientes visuais conquistam novos direitos com portaria do Ministério das Comunicações....leia mais
- Anatel homologa iPhone 3G para comercialização no mercado brasileiro....leia mais
-
Novo laboratório permitirá maior controle da qualidade de implantes ortopédicos....leia mais

MUITO MAIS NOTÍCIAS, CLIQUE AQUI

 
 

Todos os Direitos reservados desde 2008
Página Inicial / Quem Somos / Divulgue-nos / Anuncie
Downloads / Contato/ Topo