As melhores Informações

PÁGINA INICIAL CURIOSIDADES DESTAQUES DICAS INTERNACIONAL BRASIL OUTROS REFLEXÃO ORÇAMENTOS

APOSTILAS PROGRAMAS EMPREGOS CONTATO SUGESTÃO QUEM SOMOS ENVIE SUA NOTÍCIA

I Conferência Internacional sobre Biocombustíveis

Publicada em 24 de novembro 2008 - Janaína Simões

Temas de plenária sobre P&D foram restrição de montadoras da
Europa a etanol, criação de centro internacional e fertilizantes

A criação de um centro internacional de pesquisa, desenvolvimento e inovação em biocombustíveis foi a recomendação que a Academia de Ciências do Terceiro Mundo (TWAS, sigla para Third World Academy of Science) deixou ao governo brasileiro durante a I Conferência Internacional sobre Biocombustíveis, ocorrida em São Paulo na semana de 17 de novembro. Segundo o Itamaraty, que organizou o encontro, representantes de 92 países, 38 ministros e 407 delegados participaram da conferência. A proposta de criação de um centro internacional foi feita por Mohammed Hassam, diretor executivo da TWAS, sediada em Trieste, na Itália, durante a sessão plenária IV, "Biocombustíveis e Inovação: pesquisa e desenvolvimento; biocombustíveis de primeira e segunda geração; oportunidades para a ciência e tecnologia".

Hassam, também presidente da Academia Africana de Ciências, sugeriu que o centro internacional tenha seu ponto de partida na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). No dia anterior à plenária sobre biocombustíveis e inovação, Hassam conheceu os projetos que a fundação apóia durante a sessão especial da conferência realizada pela Academia Brasileira de Ciências (ABC). Hassam sugeriu que o debate sobre a criação do centro se desse já na conferência, nos dias 20 e 21 de novembro, durante os painéis intergovernamentais. Esses painéis foram fechados ao público; participaram deles apenas os representantes dos países e de órgãos internacionais.

No painel intergovernamental sobre pesquisa, desenvolvimento e inovação, realizado no dia 20 de novembro, John Mello, presidente da Amyris Biotechnologies, leu um relatório produzido a partir das discussões feitas durante a plenária do dia 19, a primeira, em que o executivo destacou o papel da inovação para propiciar novos saltos de produtividade em relação a matérias-primas, produtos e processos focados em biocombustíveis. Os participantes do encontro ressaltaram a importância das políticas públicas para impulsionar a pesquisa, produção e comercialização de etanol. Grande destaque foi dado a países com metas definidas de mistura de etanol à gasolina, que criam mercado para o biocombustível. Os presentes na plenária também salientaram que ainda há espaço para ganhos de eficiência nos motores e que é preciso promover maior disseminação do conhecimento e tecnologias disponíveis. Por fim, foi exposta aos representantes governamentais presentes a idéia da criação do centro internacional de pesquisa no Brasil.

O painel do dia 19 de novembro

A plenária IV sobre P&D&I foi moderada por Silvio Crestana, presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Ele destacou, na abertura da reunião, os ganhos já obtidos pelo Brasil na produção de etanol, advindos de pesquisa, inovação e melhoria de gestão nos setores agrícola e industrial. Emendou uma pergunta para Thérèze Martine, diretora de Relações Públicas e Meio Ambiente do Grupo PSA Peugeot Citroën, também integrante da mesa, a respeito das restrições técnicas que as montadoras européias impõem às propostas de adição de 10% de etanol à gasolina — sabendo-se que, no Brasil, essas montadoras fabricam veículos que já usam etanol, gasolina ou ambos como combustível.

Thérèze explicou que os produtores consideram três aspectos: o combustível; as emissões de gases de efeito estufa (GEEs); e o custo final do produto para o consumidor. Os veículos têm ciclo de vida de 20 anos, nas projeções do setor na Europa. "Sim, fazemos flex no Brasil, mas são motores específicos para o etanol brasileiro", afirmou. Ela disse que os materiais e circuitos de distribuição precisam ser desenvolvidos para a tecnologia flex. "Precisamos desenvolver motores que são um pouco mais caros [para o mercado europeu]", completou.

Mohammed Hassam, TWAS

Mohammed Hassam, da TWAS, disse ser importante haver mais pesquisa e desenvolvimento voltados para o aumento da absorção de energia solar pelas plantas; a transformação de celulose em biocombustíveis; a elevação da eficiência energética dos motores automotivos; e a redução das emissões de GEEs. Para ele, os maiores desafios em P&D&I são a busca por matérias-primas para geração de energia renovável que não compitam com a produção de alimentos e por cultivos em áreas não tradicionais, como regiões desérticas e com solos mais frágeis.

Hassam, que é do Sudão, destacou ainda que 78% das pesquisas em biocombustíveis concentram-se nos Estados Unidos e no Brasil; e que, aqui, a liderança é do Estado de São Paulo, com destaque para o trabalho da Fapesp. Daí ter proposto a criação do centro internacional ao governo brasileiro. Hassam chegou a falar em transformar a própria fundação em um centro internacional de P&D&I de excelência em biocombustíveis. "Globalizar a pesquisa é uma recomendação importante para os governantes do Painel Intergovernamental dessa conferência", acrescentou. Ele também comentou que a África precisa muito da colaboração internacional em P&D, pois enfrenta uma diáspora de pesquisadores, que não encontram em seus países de origem os meios necessários para executar os trabalhos de pesquisa no nível que desejam.

Lucia Melo, CGEE

Lúcia Melo, presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), organização social ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), referendou a visão de Hassam, falando a respeito da capacidade brasileira. "O Brasil tem uma posição de liderança no uso, na difusão e na produção de novos conhecimentos", apontou. Além desse importante acervo de conhecimentos, ela lembrou que o País dispõe de mecanismos de apoio para todas as etapas de P&D&I e pode atrair investimentos, de forma a dar um rápido salto tecnológico. Sem entrar no mérito da criação de um centro internacional no Brasil, ela sugeriu, em cooperação internacional, que os países em desenvolvimento se detenham a outros temas que são demandas de praticamente todos eles. Citou como exemplo a grande dependência desses países em relação aos fertilizantes, geralmente desenvolvidos e produzidos em países mais avançados. Segundo ele, para o etanol ser efetivamente um redutor de emissões, "tanto quanto está no nosso imaginário", mais pesquisa para diminuir o uso de fertilizantes será necessária.

John Mello, Amyris

John Mello, presidente da Amyris Biotechnologies e outro participante do painel, também destacou a superioridade brasileira ao comentar que não vê nada melhor para a produção de biocombustíveis do que a cana-de-açúcar cultivada nos trópicos. Referindo-se à atual crise financeira, ele disse: "Os Estados Unidos são o grande exemplo do que pode não dar certo", disse. Segundo ele, o Brasil demorou 30 anos para chegar ao nível em que está na produção de etanol. Os EUA levaram cerca de quatro anos para atingir os mesmos patamares da produção brasileira e até ultrapassar o País. "Infelizmente, a indústria lá [nos EUA] está falida, devido à ineficiência", afirmou.

José Goldemberg, Comissão de Bioenergia

José Goldemberg, coordenador da Comissão de Bioenergia do governo paulista e professor da Universidade de São Paulo (USP), contou para os demais palestrantes e para a platéia que o Estado já está criando um centro de P&D&I em biocombustíveis. De acordo com ele, o governo de São Paulo já reservou R$ 100 milhões para a estruturação do centro, que será vinculado às três universidades estaduais, USP, Unicamp e Unesp. "Acredito que o governo veria com satisfação o uso dessa estrutura como um centro internacional", opinou.

Goldemberg também ressaltou a importância da criação de regras por parte dos países para tornar obrigatória a adição de etanol à gasolina, como ocorreu no Brasil. Na opinião dele, esse tipo de política pública é mais importante até do que os investimentos privados ou governamentais, pois cria o mercado necessário para o produto e gera a necessidade de inovar.

Helena Chum, Laboratório Nacional de Energias Renováveis, EUA

Helena Chum, pesquisadora do Laboratório Nacional de Energias Renováveis dos EUA, não tratou da idéia de criação de um centro internacional, mas falou de cooperação internacional em geral. Disse que desenvolver uma metodologia de aferição de custos e de comparação entre tecnologias é uma iniciativa importante para o mundo e que pode unir diversos países em projetos cooperativos. Segundo ela, isso será importante para facilitar o processo de transformação do etanol em uma commodity internacional.

Luis Fernando Fonseca, WWF-Brasil

Outro participante da plenária foi Luís Fernando Laranja da Fonseca, coordenador do Programa de Agricultura e Meio Ambiente do WWF-Brasil. Ele discutiu a importância de se repensar o papel do automóvel — segundo ele, 70% de um automóvel é aço, algo que consome muita energia para ser produzido. Também sugeriu a realização de P&D&I focado no uso de biocombustíveis no transporte público.

A platéia

A platéia pôde intervir no debate. O pesquisador Luiz Horta, da Universidade Federal de Itajubá (MG), foi um dos participantes. Além de enfatizar que a experiência brasileira com os automóveis flexfuel mostra que é possível adicionar 10% de etanol à gasolina sem ser necessária nenhuma mudança nos motores, contrapondo-se à fala da executiva do Grupo PSA Peugeot Citroën, ele disse que o sugerido centro internacional deveria levar em conta a necessidade dos países de recuperar o tempo perdido em relação ao desenvolvimento tecnológico e produção de biocombustíveis.

Expedito Parente, presidente da empresa produtora de biodiesel Tecbio, e considerado o pai desse biocombustível, também fez uma intervenção como membro da platéia. Ele apoiou a idéia de criação do centro, mas disse que este deveria ser vinculado à Embrapa, porque a instituição está presente em quase todos os Estados do Brasil. "Que esse centro não se concentre numa região, mas esteja presente nos lugares em que temos atividades de pesquisa em biocombustíveis", defendeu.

Voltar

Mais de 115 notícias relacionadas...
- Líbano aprova lei que permite que refugiados palestinos trabalhem...leia mais

- África do Sul investiga aluguel de bebês a pedintes.....leia mais
- Fotos mostram Rússia sob nuvem de fumaça.....leia mais
- Índia tenta evitar vazamento em navio após colisão.....leia mais
- Seleção para Harvard é uma das mais criteriosas do mundo...leia mais
-
Na sala de parto, o fim do jejum...leia mais

-
Recuperação na camada de ozônio pode aumentar aquecimento global.....leia mais
- Casa de Tchekov sofre abandono nos 150 anos do nascimento do autor.....leia mais
- Mãe é presa após polícia encontrar corpos de filhos em carro.....leia mais
- Em meio à crise, mercado de animais encontra espaço para crescer.....leia mais
- Pilhagem em cemitérios mostra que, na Venezuela, nem na morte se consegue paz...leia mais

- Para um terço de britânicas, voltar a caber em jeans é melhor que sexo.....leia mais
-
Cientistas desvendam ação de droga tirada de cogumelo contra o câncer.....leia mais
-
Obama promete acabar com restrição a gays no Exército.....leia mais
-
Obama perde mais que candidatura olímpica, afirmam críticos.....leia mais
-
Novo fóssil africano substitui Lucy como esqueleto mais antigo.....leia mais

-
Aquecimento global parece adiar nova era do gelo, diz estudo.....leia mais
-
Empresa aérea quer levar passageiros em pé nos aviões.....leia mais
-
Defeito faz Airbus da Air France voltar ao aeroporto.....leia mais
-
"Paco": droga barata destrói vidas na Argentina.....leia mais
-
Ônibus espacial Endeavour pousa em segurança na Flórida .....leia mais

-
Três maiores usinas de energia da China poluem mais que a Inglaterra.....leia mais
-
Cientistas sul-coreanos asseguram ter desenvolvido vacina contra gripe .....leia mais
-
Australiana fotografa cobra engolindo marsupial.....leia mais
-
Cientistas franceses avançam em produção industrial de sangue.....leia mais
-
Dell revela laptop mais fino do mundo.....leia mais

-
Nobel Mohammad Yunus pede sistema financeiro para o povo.....leia mais
-
Cientistas removem genes de doença de Parkinson de células-tronco.....leia mais
-
Menino de 11 anos é pastor na Flórida.....leia mais
-
'CSI' é atração mais vista entre mulheres na TV paga.....leia mais
-
Vaca sobrevive à relâmpago na Austrália.....leia mais

-
Toshiba lança TG01 e amplia lista de rivais do iPhone.....leia mais
-
Petroleiro pega fogo após colidir com cargueiro na costa de Dubai.....leia mais
-
Gel vaginal em estudo reduz risco de contrair HIV em um terço.....leia mais
-
Acredite, um Mar sem forma de vida marinha.....leia mais
-
Incêndio atinge prédio de emissora de TV chinesa.....leia mais

- Xarope com paracetamol adulterado pode matar crianças.....leia mais
-
Pai vende filha por US$ 16 mil e 100 caixas de cerveja nos EUA.....leia mais
- Instalação na UE que mostra Bulgária como latrina causa polêmica.....leia mais
-
Nasce o primeiro bebê britânico sem o gene do câncer de mama.....leia mais
-
Olmert rejeita resolução do Conselho de Segurança e diz.....leia mais

-
Cientistas descobrem proteínas envolvidas no processo de envelhecimento.....leia mais
-
Obama precisa explicar suas propostas para a economia.....leia mais
-
O herbicida Roundup é perigoso, inclusive em doses mínimas, segundo estudo.....leia mais
-
Exército usa videogames e simuladores para recrutar soldados nos EUA.....leia mais
-
'Produtos detox não funcionam', dizem cientistas.....leia mais

-
Honda FCX Clarity, a hidrogênio, já roda de verdade.....leia mais
-
Tensão leva líder indiano a se reunir com militares.....leia mais
-
UE pode retaliar Brasil por importação de pneus usados.....leia mais
- Golpistas anunciam toque de recolher na Guiné.....leia mais
-
Reino Unido anuncia investimento em preservação no Brasil.....leia mais
-
Epidemia de cólera toma conta do Zimbábue, mas governo nega.....leia mais
-
UE fecha acordo sobre medidas para reduzir poluentes.....leia mais
-
Hubble acha dióxido de carbono em planeta extra-solar.....leia mais
-
Cemitério gera eletricidade na Espanha.....leia mais
-
I Conferência Internacional sobre Biocombustíveis.....leia mais

-
Última versão do Guia dos Eletrônicos Verdes do Greenpeace .....leia mais
-
Governo e rebeldes violam direitos humanos no Congo, diz ONU.....leia mais
-
O que será feito com a crise?.....leia mais
-
Aznar diz que história fará justiça a Bush.....leia mais
-
Líder religioso iraniano recomenda que Obama não siga os passos de Bush.....leia mais

-
Transexuais suecos ganharão prótese peniana gratuita.....leia mais
-
EUA registram déficit orçamentário recorde em outubro.....leia mais
- Bush admite que pacote vai demorar a ter impacto.....leia mais
-
Turista espacial americano chega à Estação Internacional.....leia mais
-
Cientistas finalmente conseguem suprimir o hormônio da fome.....leia mais

-
Campanhas declaram triunfo de seus candidatos no debate entre vices.....leia mais
-
CERN lança rede eletrônica mundial do LHC.....leia mais
-
Novos fones transmitem música pelos ossos.....leia mais
-
Para emagrecer, quando tempo tenho que malhar por dia?.....leia mais
-
Obama é o preferido de 61% de novos eleitores nos EUA.....leia mais

-
Deputados americanos votam contra projeto de resgate de US$ 700 bi.....leia mais
-
A Coréia do Norte está preparando a reativação de seu reator nuclear.....leia mais
-
Estudo: roncar muito aumenta risco de derrame.....leia mais
-
Experimento da física de U$ 8 bilhões não vai destruir o planeta.....leia mais
-
Aids: descoberto gene-chave para produção de anticorpos.....leia mais

-
Autoridades americanas alertam para quatro medicamentos contra artrite.....leia mais
-
Gangues da África do Sul contam histórias com tatuagens.....leia mais
-
Bush oferece US$1 bilhão em ajuda à Geórgia.....leia mais
-
Dell tenta vender fábricas em todo o mundo para cortar custos.....leia mais
- Sexo, sangue e nome de bebê, tudo por gasolina grátis nos EUA.....leia mais

- ÁLCOOL do Brasil é mais eficaz e menos poluente, diz BIRD.....leia mais
- Estados Unidos realizam simulação de "CIBERATAQUE".....leia mais
- Sobe para oito o número de mortos em inundações nos EUA.....leia mais
- Supera  4 mil os Soldados dos EUA mortos no Iraque.....leia mais
- Al-Qaeda: Segundo o chefe da CIA está perto da derrota.....leia mais

- Ruralistas rejeitam novo apelo de Cristina Kirchner.....leia mais
- Sentença: engenheiro da Toyota morreu aos 45 anos de tanto trabalhar.....leia mais
- Noruega constrói caixa-forte de sementes de plantas para salvar o planeta!....leia mais
- Pesquisadores fazem ratos emagrecerem sem dieta.....leia mais
- Médico defende só acompanhamento em casos de tumor na próstata.....leia mais

- Empresa lança tênis que "cresce" com os pés das crianças.....leia mais
- Exército da Alemanha Oriental fazia filmes pornô.....leia mais
- Guerra de repatriações entre Brasil e Espanha 'é desastrosa', diz 'El País'.....leia mais
- Os preços dos alimentos disparam no mercado Internacional.....leia mais
- G8 deveria incluir Brasil e Índia, e não Rússia, diz McCain.....leia mais

- Comissão Européia aprova fim dos subsídios ao etanol.....leia mais
- Fim do programa do álcool no Brasil é irresponsável, diz Shuuter.....leia mais
- Brasil sedia Conferência Mundial contra racismo.....leia mais
- TERREMOTO de 6,1 na escala Richter atingi Islândia.....leia mais
- Em 2006, três países 'expulsaram' mais de 20 mil brasileiros.....leia mais

- Emirados Árabes deportam 40 gays detidos em shoppings e praias.....leia mais
- Eleição de Obama pode despertar os EUA a questões políticas, diz professor.....leia mais
- Número de mortes por ciclone em Mianmar passa de 77 mil pessoas....leia mais
-
China: inundação ameaça 1,3 milhão de pessoas.....leia mais
- Mortos somam 68,5 mil; China resgata 12 pessoas isoladas por tremor.....leia mais

- Monstro? Foto de criatura estranha se torna sensação na web.....leia mais
- Cientistas 'detêm envelhecimento' de órgãos em ratos....leia mais
- O
DNA pode atacar vírus da Aids com sucesso, diz pesquisa....leia mais
-
Sinopse de imprensa - Phoenix vê água líquida em Marte, diz pesquisador....leia mais
-
Novas imagens do Hubble mostram colisão de galáxias....leia mais

- Médico defende só acompanhamento em casos de tumor na próstata....leia mais
- Quase 2 milhões de britânicos usam drogas pelo menos uma vez por mês....leia mais
- Resultado de investigação do caso antraz gera dúvidas sobre o FBI....leia mais
- Scanner que "tira" roupa de passageiros causa polêmica nos EUA....leia mais
-
Represa rompe e causa inundações no Grand Canyon ....leia mais
 
 

Todos os Direitos reservados desde 2008
Página Inicial / Quem Somos / Divulgue-nos / Anuncie
Downloads / Contato/ Topo