As melhores Informações

PÁGINA INICIAL CURIOSIDADES DESTAQUES DICAS INTERNACIONAL BRASIL OUTROS REFLEXÃO ORÇAMENTOS

APOSTILAS PROGRAMAS EMPREGOS CONTATO SUGESTÃO QUEM SOMOS ENVIE SUA NOTÍCIA

O isolamento, uma prática antiga e solitária, perdura

The New York Times - 02/09/2010 10:10

Apesar dos avanços da Medicina, algumas doenças ainda exigem que o paciente seja removido do contato social.

Historicamente falando, as pessoas com a má sorte de desenvolver uma infecção nunca estiveram tão bem. A medicina moderna consegue usar uma ampla gama de antibióticos e outras ferramentas a seu favor.

Para algumas delas, porém, nossos avançadíssimos tratamentos incluem uma herança direta da Idade Média. São pessoas que não estão infectadas apenas no interior, mas também infestadas no lado de fora, cobertas de germes. Quando são hospitalizadas, nós as jogamos numa sala de isolamento, e não importa o quanto elas protestem e reclamem, não importa o quão incômodo se torne o restante de seu tratamento médico, nós nunca as deixamos sair.

O isolamento deve ser uma das práticas médicas mais antigas, e sob alguns aspectos é a mais brutal. Os puristas geralmente argumentam que ninguém jamais provou definitivamente que a prática atinge seus objetivos com mais eficácia do que, digamos, lavar assiduamente as mãos e o uso sistemático de água sanitária. Mas o isolamento é, provavelmente, uma prática comum demais para ser estudada com a tradicional imparcialidade.

Alguns avanços foram feitos em relação aos padrões de medicina do século 19 ao procurarmos entender melhor o comportamento dos germes. Assim, mantemos os pacientes com tuberculose ativa em salas de ventilação especial para que, em teoria, os germes não fujam para os corredores públicos quando a porta é aberta. Todos os visitantes usam máscaras, mas luvas e aventais são desnecessários – já que a doença não se propaga pelo toque.

No entanto, o toque transmite a MRSA (sigla em inglês para a bactéria staphylococcus aureus resistente à meticilina) e outras bactérias resistentes a antibióticos que são a maldição de muitos hospitais atualmente. No nosso, algumas das salas de isolamento são destinadas a quem abriga esses germes, mas hoje a maioria delas está ocupada por pacientes com uma infecção intestinal chamada de Clostridium difficile.

Esse organismo é um formador de esporos: ele produz sementes pequenas e rígidas que se agarram a superfícies e se espalham por todo o ambiente. Os pacientes ficam, para usar o sugestivo termo técnico, cobertos por uma fina camada fecal – e se movem numa nuvem fecal.

Uma versão microscópica do Google Earth, examinando-os dentro e fora, mostraria um pequeno e maligno universo – consistindo de um ser humano rodeado por uma trêmula nuvem de bactérias em formato humano. Quando o paciente se vira na cama, enormes ondas de bactérias se levantam e viajam em correntes de ar por toda a sala, aterrissando em mesas, em camas adjacentes e nas pessoas sobre elas. As palmas das pessoas que tocam esses pacientes ficam repletas de bactérias, e toda vez que essas mãos gentis tocam outros pacientes, as bactérias se prendem com rapidez.

A política atual de nosso hospital para evitar as epidemias da infecção é típica da maioria dos hospitais: todo paciente com diarreia é isolado até termos provado que a C. difficile não está causando o problema. Cada um vai a uma sala privada, com caixas de luvas e aventais descartáveis ao lado da porta, que permanece fechada.

Esses aventais são grossos jalecos de papel amarelo, embrulhados individualmente em plástico, com punhos costurados e fios que se amarram na cintura. As luvas são de vinil comum, empacotadas em caixas exibindo P, M e G. Vestir as luvas e jalecos leva dois minutos (a menos que os suprimentos estejam acabando ou só tenha sobrado o tamanho P, ridiculamente pequeno, caso em que a busca pode durar um bom tempo).

Depois você precisa tirar tudo de novo: o jaleco é desamarrado e retirado por sobre as luvas, que saem por último, eficientemente separadas num maço de superfícies contaminadas, todas viradas para dentro. O maço então precisa ser enfiado na lata vermelha de lixo contaminado, que fica invariavelmente cheio. Em seguida as mãos são lavadas (com água e sabão, já que os esporos da Clostridium dão risada dos desinfetantes à base de álcool). Então é a vez do próximo paciente e, com frequência, o mesmo ritual.
O isolamento é uma imensa perturbação para todos.

Para uma enfermeira, entrando e saindo dos quartos de pacientes dezenas de vezes ao dia, todo esse processo de vestir e tirar a proteção simplesmente não é possível. As enfermeiras aprendem a alterar suas rotinas para terminar tudo em menos visitas.

Enquanto isso, os pacientes com diarreia precisam de muitos cuidados de enfermagem. Eles podem começar a reclamar que estão recebendo pouca atenção naquele departamento e, se pensarmos bem, eles também não estão vendo os médicos com frequência. Esses pacientes se sentem muito mal de qualquer forma, e ficam ainda pior por se sentirem sozinhos.

Qualquer insinuação de que pacientes isolados estão sob o risco de um atendimento médico abaixo dos padrões gera veementes negativas de todos os indivíduos e instituições envolvidos. Mas alguns dados apontam o contrário.

Pesquisadores demonstraram repetidamente que os médicos e enfermeiras visitam os isolados com menor frequência. Um estudo descobriu que pacientes em isolamento apresentavam um índice seis vezes maior de complicações associadas a hospitais, como escaras e quedas.

Alguns pacientes isolados dizem apreciar a privacidade, mas a maioria reclama de solidão e de serem estigmatizados. Em uma pesquisa, pacientes isolados responderam consistentemente de maneira menos positiva do que os outros a todas as perguntas sobre sua experiência hospitalar (embora não tenham reclamado o bastante para gerar uma diferença estatística).

Na superfície todos os doentes são praticamente iguais: homens e mulheres insatisfeitos e infelizes deitados em camas, desejando ser outra pessoa. Por séculos, o desafio dos médicos foi enxergar o paciente individual deitado em meio à nuvem da doença.

Mas para pacientes isolados, o desafio se tornou exatamente o oposto: o médico precisa evitar o indivíduo e cuidar principalmente daquela nuvem invisível e evanescente.
É duro dizer qual é mais difícil.

Uma frágil idosa foi admitida em nosso hospital não muito tempo atrás, doente e confusa, algumas manchas de batom cereja ainda persistindo bravamente em seu lábio inferior. Durante o dia, escorada numa cadeira no corredor, ela parecia sentir prazer com o frenético vai-e-vem da ala. Durante a noite, ela chorava desconsoladamente.

Alguns dias depois ela desenvolveu um caso difícil de diarreia. As enfermeiras – se movendo, ao que parece, mais lentamente que o normal – prepararam ela e seus pertences sobre a cama, e a levaram numa cadeira de rodas, rumo a uma sala de isolamento. Era possível ouvi-la chorando por todo o caminho, mesmo depois que a porta se fechou às suas costas.

Aqueles de nós que não estavam envolvidos em seu tratamento nunca a viram novamente, mas ao passar por seu quarto muitas vezes ouvíamos aqueles soluços abafados – até que ela faleceu, algumas semanas depois.

Cada vez mais, a medicina moderna nos força a uma especialização no invisível. Aqui tínhamos germes invisíveis com um comando inviolável, e uma paciente visível demais implorando que nós ignorássemos esse comando. Foi uma dura batalha tentar enxergar um, e tentar não enxergar o outro.

*Por Abigail Zuger

Voltar

Mais de 115 notícias relacionadas...
- Líbano aprova lei que permite que refugiados palestinos trabalhem...leia mais

- África do Sul investiga aluguel de bebês a pedintes.....leia mais
- Fotos mostram Rússia sob nuvem de fumaça.....leia mais
- Índia tenta evitar vazamento em navio após colisão.....leia mais
- Seleção para Harvard é uma das mais criteriosas do mundo...leia mais
-
Na sala de parto, o fim do jejum...leia mais

-
Recuperação na camada de ozônio pode aumentar aquecimento global.....leia mais
- Casa de Tchekov sofre abandono nos 150 anos do nascimento do autor.....leia mais
- Mãe é presa após polícia encontrar corpos de filhos em carro.....leia mais
- Em meio à crise, mercado de animais encontra espaço para crescer.....leia mais
- Pilhagem em cemitérios mostra que, na Venezuela, nem na morte se consegue paz...leia mais

- Para um terço de britânicas, voltar a caber em jeans é melhor que sexo.....leia mais
-
Cientistas desvendam ação de droga tirada de cogumelo contra o câncer.....leia mais
-
Obama promete acabar com restrição a gays no Exército.....leia mais
-
Obama perde mais que candidatura olímpica, afirmam críticos.....leia mais
-
Novo fóssil africano substitui Lucy como esqueleto mais antigo.....leia mais

-
Aquecimento global parece adiar nova era do gelo, diz estudo.....leia mais
-
Empresa aérea quer levar passageiros em pé nos aviões.....leia mais
-
Defeito faz Airbus da Air France voltar ao aeroporto.....leia mais
-
"Paco": droga barata destrói vidas na Argentina.....leia mais
-
Ônibus espacial Endeavour pousa em segurança na Flórida .....leia mais

-
Três maiores usinas de energia da China poluem mais que a Inglaterra.....leia mais
-
Cientistas sul-coreanos asseguram ter desenvolvido vacina contra gripe .....leia mais
-
Australiana fotografa cobra engolindo marsupial.....leia mais
-
Cientistas franceses avançam em produção industrial de sangue.....leia mais
-
Dell revela laptop mais fino do mundo.....leia mais

-
Nobel Mohammad Yunus pede sistema financeiro para o povo.....leia mais
-
Cientistas removem genes de doença de Parkinson de células-tronco.....leia mais
-
Menino de 11 anos é pastor na Flórida.....leia mais
-
'CSI' é atração mais vista entre mulheres na TV paga.....leia mais
-
Vaca sobrevive à relâmpago na Austrália.....leia mais

-
Toshiba lança TG01 e amplia lista de rivais do iPhone.....leia mais
-
Petroleiro pega fogo após colidir com cargueiro na costa de Dubai.....leia mais
-
Gel vaginal em estudo reduz risco de contrair HIV em um terço.....leia mais
-
Acredite, um Mar sem forma de vida marinha.....leia mais
-
Incêndio atinge prédio de emissora de TV chinesa.....leia mais

- Xarope com paracetamol adulterado pode matar crianças.....leia mais
-
Pai vende filha por US$ 16 mil e 100 caixas de cerveja nos EUA.....leia mais
- Instalação na UE que mostra Bulgária como latrina causa polêmica.....leia mais
-
Nasce o primeiro bebê britânico sem o gene do câncer de mama.....leia mais
-
Olmert rejeita resolução do Conselho de Segurança e diz.....leia mais

-
Cientistas descobrem proteínas envolvidas no processo de envelhecimento.....leia mais
-
Obama precisa explicar suas propostas para a economia.....leia mais
-
O herbicida Roundup é perigoso, inclusive em doses mínimas, segundo estudo.....leia mais
-
Exército usa videogames e simuladores para recrutar soldados nos EUA.....leia mais
-
'Produtos detox não funcionam', dizem cientistas.....leia mais

-
Honda FCX Clarity, a hidrogênio, já roda de verdade.....leia mais
-
Tensão leva líder indiano a se reunir com militares.....leia mais
-
UE pode retaliar Brasil por importação de pneus usados.....leia mais
- Golpistas anunciam toque de recolher na Guiné.....leia mais
-
Reino Unido anuncia investimento em preservação no Brasil.....leia mais
-
Epidemia de cólera toma conta do Zimbábue, mas governo nega.....leia mais
-
UE fecha acordo sobre medidas para reduzir poluentes.....leia mais
-
Hubble acha dióxido de carbono em planeta extra-solar.....leia mais
-
Cemitério gera eletricidade na Espanha.....leia mais
-
I Conferência Internacional sobre Biocombustíveis.....leia mais

-
Última versão do Guia dos Eletrônicos Verdes do Greenpeace .....leia mais
-
Governo e rebeldes violam direitos humanos no Congo, diz ONU.....leia mais
-
O que será feito com a crise?.....leia mais
-
Aznar diz que história fará justiça a Bush.....leia mais
-
Líder religioso iraniano recomenda que Obama não siga os passos de Bush.....leia mais

-
Transexuais suecos ganharão prótese peniana gratuita.....leia mais
-
EUA registram déficit orçamentário recorde em outubro.....leia mais
- Bush admite que pacote vai demorar a ter impacto.....leia mais
-
Turista espacial americano chega à Estação Internacional.....leia mais
-
Cientistas finalmente conseguem suprimir o hormônio da fome.....leia mais

-
Campanhas declaram triunfo de seus candidatos no debate entre vices.....leia mais
-
CERN lança rede eletrônica mundial do LHC.....leia mais
-
Novos fones transmitem música pelos ossos.....leia mais
-
Para emagrecer, quando tempo tenho que malhar por dia?.....leia mais
-
Obama é o preferido de 61% de novos eleitores nos EUA.....leia mais

-
Deputados americanos votam contra projeto de resgate de US$ 700 bi.....leia mais
-
A Coréia do Norte está preparando a reativação de seu reator nuclear.....leia mais
-
Estudo: roncar muito aumenta risco de derrame.....leia mais
-
Experimento da física de U$ 8 bilhões não vai destruir o planeta.....leia mais
-
Aids: descoberto gene-chave para produção de anticorpos.....leia mais

-
Autoridades americanas alertam para quatro medicamentos contra artrite.....leia mais
-
Gangues da África do Sul contam histórias com tatuagens.....leia mais
-
Bush oferece US$1 bilhão em ajuda à Geórgia.....leia mais
-
Dell tenta vender fábricas em todo o mundo para cortar custos.....leia mais
- Sexo, sangue e nome de bebê, tudo por gasolina grátis nos EUA.....leia mais

- ÁLCOOL do Brasil é mais eficaz e menos poluente, diz BIRD.....leia mais
- Estados Unidos realizam simulação de "CIBERATAQUE".....leia mais
- Sobe para oito o número de mortos em inundações nos EUA.....leia mais
- Supera  4 mil os Soldados dos EUA mortos no Iraque.....leia mais
- Al-Qaeda: Segundo o chefe da CIA está perto da derrota.....leia mais

- Ruralistas rejeitam novo apelo de Cristina Kirchner.....leia mais
- Sentença: engenheiro da Toyota morreu aos 45 anos de tanto trabalhar.....leia mais
- Noruega constrói caixa-forte de sementes de plantas para salvar o planeta!....leia mais
- Pesquisadores fazem ratos emagrecerem sem dieta.....leia mais
- Médico defende só acompanhamento em casos de tumor na próstata.....leia mais

- Empresa lança tênis que "cresce" com os pés das crianças.....leia mais
- Exército da Alemanha Oriental fazia filmes pornô.....leia mais
- Guerra de repatriações entre Brasil e Espanha 'é desastrosa', diz 'El País'.....leia mais
- Os preços dos alimentos disparam no mercado Internacional.....leia mais
- G8 deveria incluir Brasil e Índia, e não Rússia, diz McCain.....leia mais

- Comissão Européia aprova fim dos subsídios ao etanol.....leia mais
- Fim do programa do álcool no Brasil é irresponsável, diz Shuuter.....leia mais
- Brasil sedia Conferência Mundial contra racismo.....leia mais
- TERREMOTO de 6,1 na escala Richter atingi Islândia.....leia mais
- Em 2006, três países 'expulsaram' mais de 20 mil brasileiros.....leia mais

- Emirados Árabes deportam 40 gays detidos em shoppings e praias.....leia mais
- Eleição de Obama pode despertar os EUA a questões políticas, diz professor.....leia mais
- Número de mortes por ciclone em Mianmar passa de 77 mil pessoas....leia mais
-
China: inundação ameaça 1,3 milhão de pessoas.....leia mais
- Mortos somam 68,5 mil; China resgata 12 pessoas isoladas por tremor.....leia mais

- Monstro? Foto de criatura estranha se torna sensação na web.....leia mais
- Cientistas 'detêm envelhecimento' de órgãos em ratos....leia mais
- O
DNA pode atacar vírus da Aids com sucesso, diz pesquisa....leia mais
-
Sinopse de imprensa - Phoenix vê água líquida em Marte, diz pesquisador....leia mais
-
Novas imagens do Hubble mostram colisão de galáxias....leia mais

- Médico defende só acompanhamento em casos de tumor na próstata....leia mais
- Quase 2 milhões de britânicos usam drogas pelo menos uma vez por mês....leia mais
- Resultado de investigação do caso antraz gera dúvidas sobre o FBI....leia mais
- Scanner que "tira" roupa de passageiros causa polêmica nos EUA....leia mais
-
Represa rompe e causa inundações no Grand Canyon ....leia mais
PaidVerts
 
 

Todos os Direitos reservados desde 2008
Página Inicial / Quem Somos / Divulgue-nos / Anuncie
Downloads / Contato/ Topo