As melhores Informações

PÁGINA INICIAL CURIOSIDADES DESTAQUES DICAS INTERNACIONAL BRASIL OUTROS REFLEXÃO ORÇAMENTOS

APOSTILAS PROGRAMAS EMPREGOS CONTATO SUGESTÃO QUEM SOMOS ENVIE SUA NOTÍCIA

Seleção para Harvard é uma das mais criteriosas do mundo

Silvana Mautone, especial para o iG, de Cambridge | 15/07/2010 11:27

Documentação é lida por pelo menos 2 pessoas. Se o aprovado não tiver como bancar o curso, universidade pode pagar até 100%

Harvard é uma das faculdades mais seletivas do mundo. Provavelmente a mais. Para o ano acadêmico que começa no próximo mês de setembro, 30.489 jovens se inscrevaram para o bacharelado e apenas 2.110 foram aprovados. Não há nota de corte. Todo material enviado pelos candidatos é lido meticulosamente do começo ao fim por pelo menos dois funcionários da equipe responsável pela seleção.

O sistema de graduação nos Estados Unidos é muito diferente do brasileiro. E em Harvard, em particular, o aluno não escolhe previamente em que área vai se formar. A universidade oferece dois tipos de bacharelado, que é chamado de “undergraduate program”: em Artes e em Ciências. Nos primeiros três semestres, os estudantes não precisam escolher em que área querem se especializar. “É um processo de autoconhecimento. Eles têm a chance de descobrir do que gostam ao longo do curso”, diz Jim Pautz, profissional responsável pela primeira análise das inscrições dos brasileiros no processo de seleção. Das 32 matérias necessárias para obter o diploma, apenas oito são obrigatórias, ou seja, os alunos escolhem 75% das aulas que vão frequentar.

Diferentemente do Brasil, algumas profissões, como Direito e Medicina, exigem um segundo diploma nos Estados Unidos, os chamados “graduate programs”, além do da graduação. O presidente americano, Barack Obama, por exemplo, primeiro se formou em Ciências Políticas, pela Universidade de Columbia, em Nova York, e só depois pode inscrever-se para o conceituado curso de Direito em Harvard, onde foi aceito.


Foto: Silvana Mautone, especial para o iG, de Nova York
Um dos 29 prédios que servem como residência para os estudantes de graduação em Harvard

Nos Estados Unidos, ao invés de cada universidade promover um vestibular, elas geralmente solicitam o resultado de dois testes: o Scholastic Aptitude Test (SAT) e o American College Testing (ACT). O SAT é um exame mais analítico, consiste em interpretação de texto, gramática, redação e matemática. Já o ACT é mais voltado para checar o aprendizado ao longo dos anos de escola. As questões avaliam o conhecimento do aluno em inglês, matemática, ciências, interpretação de texto e redação. A pontuação máxima desses testes é 800, e a média, 500. A maioria dos aprovados para estudar no Harvad College obtém acima de 600 pontos.

Além dos resultados do SAT e do ACT, a comissão julgadora avalia o histórico escolar dos candidatos. “Nossos alunos geralmente fizeram parte do grupo dos 10% melhores em suas escolas”, diz Pautz. Mas notas boas não garantem o passaporte para Harvard. “Olhamos o todo. Avaliamos se o estudante trabalha ou não, se precisou, por exemplo, cuidar de irmãos mais novos, se seus pais cursaram faculdade. São situações que influenciam nas oportunidades que o estudante teve na vida”, afirma Pautz. “Cada caso é um caso.”

O interesse do estudante fora da sala de aula é outro ponto fundamental no processo de seleção. No formulário de inscrição para a graduação, há uma pergunta específica sobre isso. Os avaliadores querem saber quais são os hobbies do candidato, suas atividades extracurriculares, se já trabalhou como voluntário em algum lugar. “A vida no campus é um elemento forte no ambiente universitário americano. Buscamos alunos que queiram aproveitar não só as vantagens acadêmicas que oferecemos, mas de todo o campus”, diz Pautz. “Se a pessoa canta, toca algum instrumento ou joga futebol, queremos saber. O importante é que seja algo pelo qual ela tenha profundo interesse.”

No processo de seleção para o MBA na Harvard Business School (HBS), considerada uma das melhores escolas de negócios do mundo, isso também é levado em conta. “Nós buscamos pessoas com perfil de liderança e essas informações nos ajudam muito para conhecer melhor os candidatos”, diz Pauline Jennett, uma das responsáveis pela seleção para o MBA. No último ano, foram cerca de 9.500 candidatos para pouco mais de mil vagas.

Na HBS, são analisadas as notas durante a graduação e a obtida no GRE General Test ou no Graduate Management Adminission Test (GMAT) – são aceitos os dois exames. A escola de negócios de Harvard pede ainda o TOEFL, certificado de proficiência em inglês, para os estudantes estrangeiros (o Harvard College também exige inglês fluente, mas não requer nenhum tipo de certificato).

Outra diferença é que no processo de seleção para a graduação não há entrevistas pessoalmente, enquanto na HBS, sim. Neste ano, cerca de 1.800 candidatos foram entrevistados. “O estudante não precisa vir até os Estados Unidos conversar com a gente. Oferecemos a possibilidade de a entrevista ser feita em vários países, ele escolhe onde for mais conveniente”, diz Jennett.

Dicas úteis

- Não deixe a inscrição para a última hora. Os candidatos aprovados geralmente começam a se dedicar para os testes e a preparar toda a documentação necessária com pelo menos seis meses de antecedência. A média é um ano.

- Depois de escrever, ler e reler as redações solicitadas, peça para alguém que conhece você bem lê-las. Essa pessoa ajudará a avaliar se você conseguiu expressar suas qualidades de forma clara e convincente. Mas não peça a opinião de muitas pessoas para não correr o risco de ficar confuso e despersonalizar o texto.

- Solicite cartas de referência somente a pessoas que conhecem você profundamente, como professores ou chefes diretos. Mais importante do que o cargo de quem envia a carta de recomendação é o que essa pessoa poderá dizer a seu respeito que o diferencie dos demais candidatos.

- Caso você tenha tido notas baixas em algum período da escola ou da faculdade devido a problemas pessoais, como doença ou a morte de um parente, destaque essa informação. A equipe responsável pela escolha dos estudantes lê todo o material encaminhado pelo menos duas vezes e analisa caso a caso.

- Não deixe de concorrer a uma vaga em Harvard, seja na graduação, no MBA, na pós ou no doutorado, devido aos custos com o curso e estadia. A universidade analisa a condição financeira de cada um dos alunos aprovados e, dependendo do caso, banca 100% das despesas. Cerca de 70% dos estudantes recebem algum tipo de ajuda financeira. A instituição também auxilia na obtenção de empréstimos junto a bancos americanos.

- Uma vez por ano, geralmente em maio ou junho, um profissional da comissão julgadora da HBS faz uma apresentação no Brasil sobre o curso de MBA. Para ser informado por email sobre esses e outros eventos de seu interesse, basta se cadastrar no site da escola.

- Para mais informações sobre como estudar em universidades americanas, acesse o site do Instituto de Liderança do Rio (ILRIO), organização não-governamental criada em 2009 por ex-alunos brasileiros das universidades de Harvard, Princeton e Pennsylvania.

Voltar

Mais de 115 notícias relacionadas...
- Líbano aprova lei que permite que refugiados palestinos trabalhem...leia mais

- África do Sul investiga aluguel de bebês a pedintes.....leia mais
- Fotos mostram Rússia sob nuvem de fumaça.....leia mais
- Índia tenta evitar vazamento em navio após colisão.....leia mais
- Seleção para Harvard é uma das mais criteriosas do mundo...leia mais
-
Na sala de parto, o fim do jejum...leia mais

-
Recuperação na camada de ozônio pode aumentar aquecimento global.....leia mais
- Casa de Tchekov sofre abandono nos 150 anos do nascimento do autor.....leia mais
- Mãe é presa após polícia encontrar corpos de filhos em carro.....leia mais
- Em meio à crise, mercado de animais encontra espaço para crescer.....leia mais
- Pilhagem em cemitérios mostra que, na Venezuela, nem na morte se consegue paz...leia mais

- Para um terço de britânicas, voltar a caber em jeans é melhor que sexo.....leia mais
-
Cientistas desvendam ação de droga tirada de cogumelo contra o câncer.....leia mais
-
Obama promete acabar com restrição a gays no Exército.....leia mais
-
Obama perde mais que candidatura olímpica, afirmam críticos.....leia mais
-
Novo fóssil africano substitui Lucy como esqueleto mais antigo.....leia mais

-
Aquecimento global parece adiar nova era do gelo, diz estudo.....leia mais
-
Empresa aérea quer levar passageiros em pé nos aviões.....leia mais
-
Defeito faz Airbus da Air France voltar ao aeroporto.....leia mais
-
"Paco": droga barata destrói vidas na Argentina.....leia mais
-
Ônibus espacial Endeavour pousa em segurança na Flórida .....leia mais

-
Três maiores usinas de energia da China poluem mais que a Inglaterra.....leia mais
-
Cientistas sul-coreanos asseguram ter desenvolvido vacina contra gripe .....leia mais
-
Australiana fotografa cobra engolindo marsupial.....leia mais
-
Cientistas franceses avançam em produção industrial de sangue.....leia mais
-
Dell revela laptop mais fino do mundo.....leia mais

-
Nobel Mohammad Yunus pede sistema financeiro para o povo.....leia mais
-
Cientistas removem genes de doença de Parkinson de células-tronco.....leia mais
-
Menino de 11 anos é pastor na Flórida.....leia mais
-
'CSI' é atração mais vista entre mulheres na TV paga.....leia mais
-
Vaca sobrevive à relâmpago na Austrália.....leia mais

-
Toshiba lança TG01 e amplia lista de rivais do iPhone.....leia mais
-
Petroleiro pega fogo após colidir com cargueiro na costa de Dubai.....leia mais
-
Gel vaginal em estudo reduz risco de contrair HIV em um terço.....leia mais
-
Acredite, um Mar sem forma de vida marinha.....leia mais
-
Incêndio atinge prédio de emissora de TV chinesa.....leia mais

- Xarope com paracetamol adulterado pode matar crianças.....leia mais
-
Pai vende filha por US$ 16 mil e 100 caixas de cerveja nos EUA.....leia mais
- Instalação na UE que mostra Bulgária como latrina causa polêmica.....leia mais
-
Nasce o primeiro bebê britânico sem o gene do câncer de mama.....leia mais
-
Olmert rejeita resolução do Conselho de Segurança e diz.....leia mais

-
Cientistas descobrem proteínas envolvidas no processo de envelhecimento.....leia mais
-
Obama precisa explicar suas propostas para a economia.....leia mais
-
O herbicida Roundup é perigoso, inclusive em doses mínimas, segundo estudo.....leia mais
-
Exército usa videogames e simuladores para recrutar soldados nos EUA.....leia mais
-
'Produtos detox não funcionam', dizem cientistas.....leia mais

-
Honda FCX Clarity, a hidrogênio, já roda de verdade.....leia mais
-
Tensão leva líder indiano a se reunir com militares.....leia mais
-
UE pode retaliar Brasil por importação de pneus usados.....leia mais
- Golpistas anunciam toque de recolher na Guiné.....leia mais
-
Reino Unido anuncia investimento em preservação no Brasil.....leia mais
-
Epidemia de cólera toma conta do Zimbábue, mas governo nega.....leia mais
-
UE fecha acordo sobre medidas para reduzir poluentes.....leia mais
-
Hubble acha dióxido de carbono em planeta extra-solar.....leia mais
-
Cemitério gera eletricidade na Espanha.....leia mais
-
I Conferência Internacional sobre Biocombustíveis.....leia mais

-
Última versão do Guia dos Eletrônicos Verdes do Greenpeace .....leia mais
-
Governo e rebeldes violam direitos humanos no Congo, diz ONU.....leia mais
-
O que será feito com a crise?.....leia mais
-
Aznar diz que história fará justiça a Bush.....leia mais
-
Líder religioso iraniano recomenda que Obama não siga os passos de Bush.....leia mais

-
Transexuais suecos ganharão prótese peniana gratuita.....leia mais
-
EUA registram déficit orçamentário recorde em outubro.....leia mais
- Bush admite que pacote vai demorar a ter impacto.....leia mais
-
Turista espacial americano chega à Estação Internacional.....leia mais
-
Cientistas finalmente conseguem suprimir o hormônio da fome.....leia mais

-
Campanhas declaram triunfo de seus candidatos no debate entre vices.....leia mais
-
CERN lança rede eletrônica mundial do LHC.....leia mais
-
Novos fones transmitem música pelos ossos.....leia mais
-
Para emagrecer, quando tempo tenho que malhar por dia?.....leia mais
-
Obama é o preferido de 61% de novos eleitores nos EUA.....leia mais

-
Deputados americanos votam contra projeto de resgate de US$ 700 bi.....leia mais
-
A Coréia do Norte está preparando a reativação de seu reator nuclear.....leia mais
-
Estudo: roncar muito aumenta risco de derrame.....leia mais
-
Experimento da física de U$ 8 bilhões não vai destruir o planeta.....leia mais
-
Aids: descoberto gene-chave para produção de anticorpos.....leia mais

-
Autoridades americanas alertam para quatro medicamentos contra artrite.....leia mais
-
Gangues da África do Sul contam histórias com tatuagens.....leia mais
-
Bush oferece US$1 bilhão em ajuda à Geórgia.....leia mais
-
Dell tenta vender fábricas em todo o mundo para cortar custos.....leia mais
- Sexo, sangue e nome de bebê, tudo por gasolina grátis nos EUA.....leia mais

- ÁLCOOL do Brasil é mais eficaz e menos poluente, diz BIRD.....leia mais
- Estados Unidos realizam simulação de "CIBERATAQUE".....leia mais
- Sobe para oito o número de mortos em inundações nos EUA.....leia mais
- Supera  4 mil os Soldados dos EUA mortos no Iraque.....leia mais
- Al-Qaeda: Segundo o chefe da CIA está perto da derrota.....leia mais

- Ruralistas rejeitam novo apelo de Cristina Kirchner.....leia mais
- Sentença: engenheiro da Toyota morreu aos 45 anos de tanto trabalhar.....leia mais
- Noruega constrói caixa-forte de sementes de plantas para salvar o planeta!....leia mais
- Pesquisadores fazem ratos emagrecerem sem dieta.....leia mais
- Médico defende só acompanhamento em casos de tumor na próstata.....leia mais

- Empresa lança tênis que "cresce" com os pés das crianças.....leia mais
- Exército da Alemanha Oriental fazia filmes pornô.....leia mais
- Guerra de repatriações entre Brasil e Espanha 'é desastrosa', diz 'El País'.....leia mais
- Os preços dos alimentos disparam no mercado Internacional.....leia mais
- G8 deveria incluir Brasil e Índia, e não Rússia, diz McCain.....leia mais

- Comissão Européia aprova fim dos subsídios ao etanol.....leia mais
- Fim do programa do álcool no Brasil é irresponsável, diz Shuuter.....leia mais
- Brasil sedia Conferência Mundial contra racismo.....leia mais
- TERREMOTO de 6,1 na escala Richter atingi Islândia.....leia mais
- Em 2006, três países 'expulsaram' mais de 20 mil brasileiros.....leia mais

- Emirados Árabes deportam 40 gays detidos em shoppings e praias.....leia mais
- Eleição de Obama pode despertar os EUA a questões políticas, diz professor.....leia mais
- Número de mortes por ciclone em Mianmar passa de 77 mil pessoas....leia mais
-
China: inundação ameaça 1,3 milhão de pessoas.....leia mais
- Mortos somam 68,5 mil; China resgata 12 pessoas isoladas por tremor.....leia mais

- Monstro? Foto de criatura estranha se torna sensação na web.....leia mais
- Cientistas 'detêm envelhecimento' de órgãos em ratos....leia mais
- O
DNA pode atacar vírus da Aids com sucesso, diz pesquisa....leia mais
-
Sinopse de imprensa - Phoenix vê água líquida em Marte, diz pesquisador....leia mais
-
Novas imagens do Hubble mostram colisão de galáxias....leia mais

- Médico defende só acompanhamento em casos de tumor na próstata....leia mais
- Quase 2 milhões de britânicos usam drogas pelo menos uma vez por mês....leia mais
- Resultado de investigação do caso antraz gera dúvidas sobre o FBI....leia mais
- Scanner que "tira" roupa de passageiros causa polêmica nos EUA....leia mais
-
Represa rompe e causa inundações no Grand Canyon ....leia mais
 
 

Todos os Direitos reservados desde 2008
Página Inicial / Quem Somos / Divulgue-nos / Anuncie
Downloads / Contato/ Topo