As melhores Informações

PÁGINA INICIAL CURIOSIDADES DESTAQUES DICAS INTERNACIONAL BRASIL OUTROS REFLEXÃO ORÇAMENTOS

APOSTILAS PROGRAMAS EMPREGOS CONTATO SUGESTÃO QUEM SOMOS ENVIE SUA NOTÍCIA

Acupuntura da Medicina Tradicional Chinesa

por Bill Schoenbart e Ellen Shefi - traduzido por HowStuffWorks Brasil

Neste artigo:
1. Visão geral da acupuntura da Medicina Tradicional Chinesa
2. Lista de doenças tratáveis com a acupuntura
3. Princípio e técnica da acupuntura

1- Visão geral da acupuntura da Medicina Tradicional Chinesa

A acupuntura baseia-se no fluxo de qi, ou energia vital, através de caminhos no corpo conhecidos como canais, ou meridianos. Doze meridianos regulares correspondem aos seis órgãos yin e aos seis órgãos yang - o meridiano do baço ao órgão baço, o meridiano do intestino grosso ao órgão intestino grosso, e assim por diante. Oito meridianos extras também são usados na terapia com acupuntura.

A desarmonia em um órgão geralmente se mostra em seu meridiano correspondente: uma pessoa que tem um ataque cardíaco também pode sentir dor e dormência que percorrem o braço até o mindinho, seguindo o caminho do meridiano do coração. Os acupunturistas apalpam um ponto diagnóstico no meridiano correspondente para avaliar a saúde do órgão relacionado. Em outros casos, os próprios meridianos são tratados.

Um profissional pode tratar uma dor no ombro aumentando o fluxo de qi e sangue através dos meridianos do intestino grosso, do pulmão e do triplo aquecedor. Os órgãos relacionados a esses meridianos podem estar completamente saudáveis; esses meridianos são escolhidos porque passam pela área lesada do ombro. Embora sejam profundos, os meridianos possuem pontos específicos que podem ser acessados da superfície do corpo. Existem 361 pontos de acupuntura nos meridianos, assim como vários pontos "extraordinários" que podem ou não ser localizados em um canal normal. Além disso, um grupo completo de pontos nas orelhas representa todos os órgãos do corpo e pode ser usado para tratar uma grande variedade de enfermidades. O uso desses pontos é conhecido como auriculoterapia.

acupuntura
As agulhas de acupuntura de aço inoxidável podem ser
revestidas de cobre para acrescentar outros benefícios ao tratamento
Os pontos da acupuntura podem ser estimulados por meio da pressão, calor ou penetração de agulha. Cada ponto possui um conjunto específico de funções. Algumas dessas funções têm efeitos locais, enquanto outras são sistêmicas (afetando os sistemas do corpo como um todo). Por exemplo, o meridiano do estômago consiste de 45 pontos, estendendo-se da cabeça aos dedos dos pés. Um ponto exatamente abaixo do joelho conhecido como dubi, ou estômago 35, é usado quase exclusivamente para a dor no joelho (um efeito local), enquanto o ponto 7,5 cm abaixo dele, chamado de zusanli (estômago 36), possui uma função sistêmica.

Um dos pontos mais importantes da acupuntura, o zusanli, é utilizado para tratar dor no estômago, vômito, indigestão, diarréia, constipação, tontura, cansaço e baixa imunidade. A penetração da agulha geralmente alivia a dor no estômago de imediato. Pesquisas modernas confirmaram que a aplicação de moxa ou agulhas nesse ponto realmente aumenta a contagem de leucócitos (que combatem os organismos causadores de doenças que invadem o corpo). A acupuntura é praticada desde os tempos remotos com agulhas feitas de pedra, madeira, marfim ou osso. Os especialistas modernos utilizam agulhas de aço inoxidável de qualidade cirúrgica com um cabinho enrolado com arame para segurar melhor. Algumas agulhas são revestidas com prata, ouro ou cobre para se obter efeitos especiais do tratamento, como tonificação ou sedação, mas a maioria das agulhas é de aço puro.

Antigamente, as agulhas eram colocadas em autoclave, um dispositivo usado para esterilizar instrumentos cirúrgicos e odontológicos após cada uso. Entretanto, com o aumento da ocorrência de hepatite e AIDS/HIV, a maioria dos acupunturistas no ocidente usa agulhas descartáveis pré-esterilizadas para garantir segurança absoluta. As agulhas são utilizadas somente uma vez e, então, descartadas como lixo hospitalar. Uma pesquisa feita na China e no Japão com a condutividade elétrica confirmou a existência real dos pontos da acupuntura (na verdade, alguns acupunturistas usam "localizadores de ponto" para encontrar o local exato de um ponto de acupuntura com base na mudança da condutividade elétrica nesse local), e estudos duplo-cegos mostraram que a acupuntura é segura e eficaz no tratamento de uma grande variedade de doenças.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) elaborou uma lista de doenças para as quais o tratamento com acupuntura é efetivo. Naturalmente, a acupuntura é especialmente conhecida por seu tratamento da dor; é tão eficaz que é usada como um substituto da anestesia em alguns procedimentos cirúrgicos nos hospitais chineses!

Nesse artigo, você aprenderá sobre como funciona a acupuntura, além das técnicas que os especialistas usam para tornar a acupuntura indolor. Você também pode verificar a lista de doenças que a acupuntura trata com eficácia.

2 - Lista de doenças tratáveis com a acupuntura

Uma lista de doenças tratáveis com a acupuntura foi desenvolvida em junho de 1979 por representantes de 12 países que se encontraram em Pequim, no Seminário Internacional da OMS (Organização Mundial da Saúde) sobre Acupuntura, Moxabustão e Anestesia para Acupuntura. Essa lista baseia-se em experiências clínicas:

Trato respiratório superior

* Sinusite aguda
* Rinite aguda
* Amigdalite aguda
* Resfriado comum

Sistema respiratório

* Bronquite aguda
* Bronquite asmática (sem complicações)

Distúrbios dos olhos

* Conjuntivite aguda
* Retinite central
* Cataratas sem complicações
* Miopia em crianças

Distúrbios da boca

* Dor de dente e dor pós-extração
* Gengivite
* Faringite aguda e crônica

Distúrbios gastrintestinais

* Espasmos do esôfago e da cárdia
* Soluço
* Gastroptose
* Gastrite aguda e crônica
* Hiperacidez gástrica
* Úlcera duodenal crônica (alívio de dor)
* Úlcera duodenal aguda (sem complicações)
* Colite aguda e crônica
* Disenteria bacilar aguda
* Constipação
* Diarréia
* Paralisia do intestino

Distúrbios neurológicos e musculoesqueléticos

* Dor de cabeça e enxaqueca
* Nevralgia do nervo trigêmeo
* Paralisia facial (estágio inicial)
* Paresia após derrame cerebral
* Neuropatias periféricas
* Seqüelas da poliomielite de estágio inicial
* Doença de Meniere
* Disfunção neurogênica da bexiga
* Incontinência urinária noturna
* Nevralgia intercostal
* Síndrome cervicobraquial
* Capsulite adesiva ou epicondilite lateral
* Dor no nervo ciático
* Dor lombar
* Osteoartrite

3 - Princípio e técnica da acupuntura

O princípio e a técnica da acupuntura envolvem o conhecimento de como o qi e o sangue circulam por meio dos meridianos e órgãos e como melhorar o fluxo usando a inserção de agulhas em determinados pontos. Quando o qi e o sangue ficam parados, ocorre a dor. Se houver uma grande quantidade de qi e sangue em uma certa região, pode ocorrer síndrome de calor e excesso; pouco qi e sangue em uma área resulta na síndrome de deficiência.

Durante um tratamento com acupuntura, o corpo passa por um processo de normalização. As áreas com grande quantidade de qi e sangue transferem essas substâncias vitais para as áreas deficientes, e vice-versa. O resultado final é uma espécie de homeostase em que a sabedoria inata do corpo produz um efeito auto-regulador.

Por exemplo, o mesmo ponto da acupuntura pode ser usado para tratar pressão baixa ou alta; da mesma forma, coloca-se agulha em outro ponto para tratar batimentos cardíacos rápidos ou lentos. Essa é uma das razões de a acupuntura raramente causar efeitos colaterais. Ela não força o corpo a fazer nada; apenas o auxilia na realização de suas funções normais.

Muitas pessoas ficam surpresas ao saberem que a acupuntura é relativamente indolor. Ao contrário das agulhas hipodérmicas, que são ocas e bem maiores, as agulhas de acupuntura podem ser tão finas quanto um fio de cabelo. Muitas vezes, o paciente nem percebe que a agulha foi inserida, especialmente quando colocada em áreas com nervos relativamente pouco sensoriais, como as costas.

Em um tratamento típico de acupuntura, o paciente deita, e o médico insere as agulhas em pontos que têm o efeito desejado no corpo. O paciente sente preguiça, mudança de temperamento ou um impulso "elétrico" que indica a "chegada do qi". Após alguns minutos, ele normalmente sente calma e bem-estar; muitas pessoas adormecem. Depois de 20 minutos a uma hora, o acupunturista retira as agulhas e recomenda que o paciente não faça atividades pesadas por algumas horas para que o tratamento faça efeito.

Dependendo da pessoa e da condição, um tratamento pode ser suficiente, mas às vezes o paciente pode ter que voltar outras vezes. Os resultados podem variar de uma melhora moderada a uma recuperação aparentemente surpreendente. Em quase todos os casos, entretanto, o paciente se sente mais calmo e mais sereno após a acupuntura.

As pessoas que pensam que o sucesso da acupuntura é meramente um efeito placebo ou a imaginação do paciente devem considerar que a acupuntura é excepcionalmente eficaz em animais. Uma quantidade crescente de veterinários especializa-se em acupuntura, e seus resultados são bem visíveis. Em certas situações, a acupuntura é inadequada. Ela não deve ser realizada se o paciente estiver com muita fome ou saciado, embriagado ou extremamente cansado. Nesses casos, o tratamento pode não ser tão eficaz ou a pessoa pode sentir tontura ou esgotamento.

Pessoas com distúrbios de sangramento, como hemofilia, também devem evitar a terapia com acupuntura, embora a aplicação cuidadosa da acupressão ou moxabustão seja segura. Vários pontos não devem ser usados durante a gravidez devido a sua tendência de induzir o trabalho de parto. A acupuntura geralmente não é utilizada em crianças menores de 6 anos. Embora a acupuntura tenha se originado na China, várias ramificações diferentes do campo desenvolveram-se em outros países. Sistemas sofisticados evoluíram no Japão e na Coréia, e o desenvolvimento de novas técnicas também ocorreram em países ocidentais, como a França e a Inglaterra.

Embora tenham sido realizadas amplas pesquisas no mundo todo, é muito comum se chegar a duas conclusões; primeiro: a acupuntura definitivamente funciona, segundo: ninguém sabe ao certo como e por que ela funciona. Isso certamente é uma referência aos clínicos brilhantes que desenvolveram essa prática de cura milagrosa durante os últimos 2 mil anos!

Como localizar o ponto de pressão

O ponto conhecido como "torrencial" é um dos mais importantes na acupuntura e na acupressão. É um ponto que acalma a mente e alivia os espasmos. Ele reduz o excesso de yang ou estimula o qi inativo no fígado, o que ajuda a aliviar enxaqueca, frustração, raiva e os sintomas de tensão pré-menstrual.

O ponto está localizado na parte superior de cada pé, entre o dedão e o dedo do lado. Para encontrar o ponto, pressione o tecido entre os dedos, deslize o dedo da mão em direção ao tornozelo, seguindo a depressão entre os dois ossos (metatarsianos). O ponto está localizado na junção dos dois ossos.

Geralmente, sensível quando pressionado, ele pode proporcionar alívio imediato da dor e da irritabilidade associadas aos desequilíbrios do fígado.

 

Voltar

Mais de 100 notícias relacionadas...

- HP tem novos computadores para empresas.....leia mais
-
Correr descalço faz bem para a saúde.....leia mais

-
12 Sinais de que você pode estar com problemas cardíacos.....leia mais
-
4 passos para turbinar sua memória.....leia mais
- Como manter a memória afiada e evitar a demência.....leia mais
-
Smartphone se torna necessidade útil em tempos de crise.....leia mais
-
Dieta rica em antioxidantes pode melhorar fertilidade do homem, diz estudo.....leia mais

-
Bug encontrado no iPhone permite execução remota de códigos.....leia mais
-
Formatar o HD frequentemente pode estragar o dispositivo?.....leia mais
-
Conheça o SSD e saiba se é hora de substituir seu HD por ele.....leia mais
-
Suco de carambola é um diurético natural que ajuda a combater o inchaço.....leia mais
-
Quatro técnicas estéticas para firmar a musculatura dos seios. Além de.....leia mais

-
Especialista fala sobre os cuidados essenciais com a pele de acordo com cada.....leia mais
-
Cuidados após queimaduras de sol.....leia mais
-
Saiba como recuperar o áudio perdido no downgrade do Vista para o XP.....leia mais
-
A largura de seu pescoço prediz sua chance de ter problemas cardíacos.....leia mais
-
Método da crioterapia combate a celulite, flacidez e reduz medidas de.....leia mais

-
Veja como se dar bem na dinâmica de grupo. Muitas empresas investem na......leia mais
-
Água: qual a quantidade ideal para consumi-la?.....leia mais
-
Terapias alternativas para alergias.....leia mais
-
Acupuntura da Medicina Tradicional Chinesa.....leia mais
-
Falta de sono pode levar a ‘vida amargurada’.....leia mais
-
Descubra se há problemas com a bateria de seu notebook.....leia mais
-
Gmail offline já funciona, mas é necessário adotar idioma inglês.....leia mais
- Como diferenciar alergias alimentares de alarmes falsos.....leia mais
-
Estresse pode causar mau hálito.....leia mais
-
Conheça cuidados e cosméticos para deixar os pés mais bonitos no verão.....leia mais

-
Comprimento de dedo masculino pode prever sucesso financeiro......leia mais
-
Enxaguante bucal ‘causa’ câncer......leia mais
-
Como Combater a Dor de Cabeça......leia mais
-
Como trocar de HD sem perder os dados nem o sistema operacional......leia mais
-
Acesse a rede da empresa pela web......leia mais

-
Como desbloquear o iPhone 3G......leia mais
-
Perfume com cheiro de hambúrguer vira sensação nos EUA......leia mais
- Faça combinações certas e aproveite todos os nutrientes dos alimentos......leia mais
-
Especialistas alertam para risco de rinite no verão......leia mais
-
Abelhas agem como humanos sob o efeito da cocaína......leia mais

-
Internet Explorer 8 RC1 deve ser lançado no próximo trimestre......leia mais
-
Manual de sobrevivência: 17 coisas a fazer caso perca o seu emprego......leia mais
-
10 dicas de sexo para provocar o marido e esquentar o casamento......leia mais
-
Receita light de bolo de banana é ótima opção para quem quer emagrecer......leia mais
-
Comer rápido engorda e ainda acaba com o prazer de uma boa refeição......leia mais

-
Cura da AIDS? Transplante de medula desaparece com HIV......leia mais
-
Cegueira e surdez curadas com células-tronco......leia mais
-
É possível emagrecer dormindo com auto-hipnose?......leia mais
-
Busca por sintomas médicos na internet causa ansiedade e erro......leia mais
-
Pedalar dentro d'água ajuda na redução da celulite......leia mais

-
Confira seis dicas para ter um cabelo perfeito no verão......leia mais
-
9 Surpreendentes razões pelas quais você não tem feito sexo......leia mais
-
Cosméticos em forma de pílula combatem sinais do tempo.......leia mais
-
Jejum e falta de exercícios anulam a dieta......leia mais
- Evite fazer tatuagem no verão, alerta dermatologista......leia mais

-
Tratamentos alternativos servem em casos específicos......leia mais
-
Pesquisadores dizem que açaí é antioxidante......leia mais
-
Movimentos que ajudam contra a flacidez da face......leia mais
-
consertar ou comprar um modelo novo?......leia mais
-
Cuidados e dicas para seu notebook......leia mais

- Cirurgia de redução de estômago: ‘emagrecimento saudável’......leia mais
-
Mitos e verdades sobre os enxagüantes bucais......leia mais
-
Saiba usar os antibióticos.....leia mais
-
Dicas para escolher uma filmadora digital que sobreviva ao tempo.....leia mais
-
Redes sem fio: como montar e protegê-la, na empresa ou em casa.....leia mais

-
Onde é perigoso e onde é seguro colocar um piercing?.....leia mais
-
20 Maneiras de ser mais Criativo.....leia mais
- Conheça os tipos de psicoterapia mais procurados.....leia mais
-
Como Evitar a Gastrite Como Evitar o Mal Hálito......leia mais
-
Conheça o tratamento que promete exterminar a celulite.....leia mais

- QUATRO DICAS PARA O SUCESSO.....leia mais
- Contato entre adultos e adolescentes é monitorado no My Space.....leia mais
- Saiba como criar um arquivo SiteMap para enviar para o Google.....leia mais
- Computer Associates fatura US$ 4,2 bilhões no ano fiscal de 2008.....leia mais
- Google vai construir novo complexo em terreno da Nasa.....leia mais

- Isenção de IPI na compra de carro por deficiente auditivo.....leia mais
- Como se livrar das dívidas.....leia mais
- 10 Dicas contra o Stress.....leia mais
- Escolha um método para parar de fumar.....leia mais
- Multi-touch será função central na próxima versão do sistema Windows.....leia mais

- COMO TRATAR E PREVENIR A DENGUE ?......leia mais
- MANTER O CORAÇÃO SÁUDAVEL ?.....leia mais
- Brasileira recordista do Guinness já tem mais de 5,9 mil piercings.....leia mais
- 10 dicas para se proteger do Câncer.....leia mais
- O sexo tem um sentido muito profundo; é o instrumento da expressão do amor....leia mais

- Generosidade: Não espere ter muito para ofertar comece por um gesto afetuoso.....leia mais
- TV DIGITAL: você não pode ficar fora dessa.....leia mais
- Anemia é definida pela Organização Mundial de Saúde.....leia mais
- Celulares podem ter célula de hidrogênio, segundo pesquisadores.....leia mais
- Apple lança iPhone 3G em 9 de junho, diz blog.....leia mais

- Neste tópico, mostraremos como criar um Efeito de HOLOFOTE.....leia mais
- 6 erros que cometemos em casa e que trazem grandes prejuízos à nossa saúde.....leia mais
- Sul-africano amputado é liberado para buscar vaga nas Olimpíadas de Pequim....leia mais
- Microsoft vai pagar para quem usar sua busca.....leia mais
- Celular deve matar mais que o cigarro, diz médico.....leia mais

- Qual a diferença de Pneu Radial e Pneu Convencional:.....leia mais
- Os melhores programas para o iPhone....leia mais

- Calvície é revertida de maneira eficaz pela primeira vez.....leia mais
- Empresa Enzyme Design eles “tentaram criar um tipo de moto Porsche....leia mais
- Inserir uma Imagem Cambiável(Rollover) no DreamWeaver MX.....leia mais

- XP próximo do fim: saiba como migrar para o Vista ou continuar com o XP....leia mais
- Câncer e hidratantes: Estudo chega a resultado alarmante.....leia mais
- "Piercing" - Tire todas as suas dúvidas.....leia mais
- Veja as tregédias que podem acontecer se o efeito estufa tiver continuidade, se a temperatura da terra continuar a subir.....leia mais
-
MY SPACE: monitra Contato entre adultos e adolescentes....leia mais

 

 
 

Todos os Direitos reservados desde 2008
Página Inicial / Quem Somos / Divulgue-nos / Anuncie
Downloads / Contato/ Topo