As melhores Informações

PÁGINA INICIAL CURIOSIDADES DESTAQUES DICAS INTERNACIONAL BRASIL OUTROS REFLEXÃO ORÇAMENTOS

APOSTILAS PROGRAMAS EMPREGOS CONTATO SUGESTÃO QUEM SOMOS ENVIE SUA NOTÍCIA

Manual de sobrevivência: 17 coisas a fazer caso perca o seu emprego

Network World, EUA - 25-11-2008

Dicas para se recuperar e voltar ao mercado de trabalho de TI dadas por alguém que passou por isso e saiu vivo da tormenta.

Quando o colunista da Network World, Ron Nutter, foi chamado à sala do seu chefe no dia 20 de fevereiro deste ano, para ser infromado que estava demitido, sentiu o chão sumir sob seus pé.s

Passado o choque inicial, Nutter se lançou em uma busca desenfreada por emprego. Nos 76 dias seguintes, ele candidatou-se a exata 85 vagas e fez 16 entrevistas até conseguir uma nova colocação.

Durante esse período, Nutter registrou sua busca por emprego em um blog diário e partir de suas anotações e reflexões, organizou estas dicas preciosas que vão auxiliar quem, como ele, tem de sobreviver a um penoso processo de demissão.

1. Ao ser demitido, faça anotações
Às vezes é difícil, mas escreva sobre a demissão. Enquanto tudo ainda estiver fresco na sua cabeça, anote os detalhes que conseguir lembrar. Disseram, por exemplo, que eu receberia duas semanas integrais, mais o tempo de férias restante e o tempo de eventuais doenças. Quando meu último pagamento chegou, vi discrepâncias. Como eu tinha feito algumas anotações, ficou mais fácil voltar e lembrar ao meu ex-chefe e ao departamento de RH a promessa que haviam feito.

2. Dedique algum tempo a si mesmo
Reserve alguns dias para você. Acabou de enfrentar uma situação traumática e precisa se recuperar do choque inicial antes de entrar na briga por um novo emprego.

3. Analise a documentação da empresa que o demitiu
Você precisa se ocupar de vários assuntos importantes o quanto antes. Um deles é saber como solicitar o seguro-desemprego. Outra é descobrir por quanto tempo o plano de saúde pago pelo empregador continuará válido.

4. Atualize o currículo
Descobri que alguns recrutadores utilizam software que conta quantas vezes uma determinada palavra, como Cisco, aparece em um currículo. Posso confirmar que, de certa forma, isso acontece. Um recrutador me fez reescrever meu currículo quase por completo para listar especificamente todos os tipos diferentes de hardware Cisco com que eu havia trabalhado. Ligaram mais para mim depois que fiz isso.

5. Entenda as contas mensais
Embora eu tivesse um pouco de dinheiro guardado para as horas difíceis, dei uma olhada nas minhas contas para ver se conseguia economizar mais. Descobri que poderia reduzir os custos dos seguros do carro e da casa e manter a mesma cobertura. Eu já vinha pensando nesse assunto por várias razões, mas o desemprego me ajudou a priorizá-lo.

6. Reduza os custos com alimentação
Se você for solteiro, será mais fácil. Caso tenha família, ela terá que se reunir e entender que precisará ajudar até você arranjar outro emprego. Quando eu estava empregado, às vezes comia fora. Depois de ser demitido, parei. Meu único prazer, uma vez por semana, era passar em uma pizzaria que vendia pizza semi-pronta para assar em casa.

7. Informe-se com seu consultor financeiro
Eu sabia que precisaria ter acesso à minha linha de crédito para ajudar a pagar contas, mas deixei essa opção como último recurso. Mas fui entender como funcionava isso.

8. Use a restituição do imposto de renda
Outro fator a considerar, dependendo da época do ano em que você foi demitido, é usar a restituição do imposto de renda para pagar as contas.

9. Solicite o seguro-desemprego
Adiei isso um pouco em parte por orgulho e em parte porque achava que não demoraria mais de três meses para arranjar outro emprego. Mas, como alguém observou, “você mereceu esse dinheiro e deve beneficiar-se dele”.

10. Olhe os classificados de emprego online
Durante minha procura por emprego, pesquisei o CareerBuilder, Craigslist, Dice e Monster. Não vi vagas na minha área de atuação no Monster. Encontrei algumas ofertas de emprego no Dice, mas um número significativo de vagas também estava postado em outros classificados. Eu nunca pensaria em olhar o Craigslist, porém mais de um recrutador me disse que tinha obtido bons resultados ao anunciar vagas de emprego lá. Reserve algum tempo para fazer essa busca diariamente.

11. Faça os classificados trabalharem para você
O Dice oferece um recurso que disponibiliza seu currículo para empresas e recrutadores que têm postos a serem preenchidos. Recebi alguns telefonemas por causa disso. O CareerBuilder também adotou este recurso recentemente. Faça alterações no seu currículo periodicamente de modo que, ao ser pesquisado, ele apareça como novo ou modificado. Assim, aumentam as chances de você ser visto por uma empresa ou um recrutador que talvez não o tenha percebido no dia anterior.

12. Prepare-se para a entrevista
Uma coisa que fiz ao me preparar para uma entrevista foi pesquisar a empresa, seus clientes e os setores em que atua. Se for uma empresa listada na bolsa, leia press releases dos dois trimestres anteriores para observar mudanças que ocorreram e novos rumos que a empresa está tomando. As respostas que recebi de várias empresas indicam que o interesse do candidato em se informar sobre elas antes da entrevista causa boa impressão.

13. Lide bem com recrutadores
Conheci alguns recrutadores. Fui procurado para diversas vagas que não estavam nos classificados de emprego e, às vezes, eram de um único recrutador. Aprendi um truque: identificar o mesmo emprego oferecido por recrutadores diferentes. Uma situação a ser evitada é ter mais de um recrutador tentando “vendê-lo” para o mesmo cliente e a mesma vaga.

14. Aceite ajuda da família
Seu orgulho talvez dificulte aceitar ajuda, mas lembre-se de que seu desemprego também afeta os familiares. Talvez seja uma situação nova na vida deles, dependendo da idade. Até que ponto você aceitará ajuda da família é você quem terá que decidir. Veja por este prisma: qualquer que seja a ajuda, menos você terá que gastar com alimentação.

15. Não fique parado esperando o telefone tocar
Essa talvez seja uma das coisas mais difíceis. Lembre-se de que os recrutadores e a equipe de RH têm seu próprio ritmo, que pode ser muito lento. Quando você se candidata a um emprego, o primeiro contato pode demorar dias. Você acabará subindo pelas paredes se ficar esperando o telefone tocar. Sempre há coisas que você pode fazer enquanto aguarda uma resposta. Algumas são de graça ou custam muito pouco: aquele retoque na pintura que você nunca encontrou tempo para dar ou a poda ao redor do jardim que já está na hora de fazer. Você precisa se manter ativo — não fique sentado vendo a hora passar.

16. Saia de casa pelo menos uma vez por dia
A certa altura, você fica sem ter o que fazer em casa ou simplesmente precisa dar uma saída. Tem aquela feira de empregos para visitar, mas não ocupará grande parte do seu tempo. Você também pode bater na porta das empresas onde gostaria de trabalhar. Porém, com o preço da gasolina, dependendo de onde você mora pode ser um deslocamento caro para um retorno incerto. Faça coisas que lhe dão prazer, como ir a um museu ou a um estádio esportivo. O importante é sair um pouco para que o confinamento não o deixe deprimido.

17. Nunca desista

Mova céus e terras. Uma empresa que hoje preteriu você em favor de outro candidato talvez volte a procurá-lo quando este indivíduo sair atrás de pastos mais verdejantes. Nunca pensei que isso fosse possível, mas vi acontecer duas vezes no ano passado

Voltar

Mais de 100 notícias relacionadas...

- HP tem novos computadores para empresas.....leia mais
-
Correr descalço faz bem para a saúde.....leia mais

-
12 Sinais de que você pode estar com problemas cardíacos.....leia mais
-
4 passos para turbinar sua memória.....leia mais
- Como manter a memória afiada e evitar a demência.....leia mais
-
Smartphone se torna necessidade útil em tempos de crise.....leia mais
-
Dieta rica em antioxidantes pode melhorar fertilidade do homem, diz estudo.....leia mais

-
Bug encontrado no iPhone permite execução remota de códigos.....leia mais
-
Formatar o HD frequentemente pode estragar o dispositivo?.....leia mais
-
Conheça o SSD e saiba se é hora de substituir seu HD por ele.....leia mais
-
Suco de carambola é um diurético natural que ajuda a combater o inchaço.....leia mais
-
Quatro técnicas estéticas para firmar a musculatura dos seios. Além de.....leia mais

-
Especialista fala sobre os cuidados essenciais com a pele de acordo com cada.....leia mais
-
Cuidados após queimaduras de sol.....leia mais
-
Saiba como recuperar o áudio perdido no downgrade do Vista para o XP.....leia mais
-
A largura de seu pescoço prediz sua chance de ter problemas cardíacos.....leia mais
-
Método da crioterapia combate a celulite, flacidez e reduz medidas de.....leia mais

-
Veja como se dar bem na dinâmica de grupo. Muitas empresas investem na......leia mais
-
Água: qual a quantidade ideal para consumi-la?.....leia mais
-
Terapias alternativas para alergias.....leia mais
-
Acupuntura da Medicina Tradicional Chinesa.....leia mais
-
Falta de sono pode levar a ‘vida amargurada’.....leia mais
-
Descubra se há problemas com a bateria de seu notebook.....leia mais
-
Gmail offline já funciona, mas é necessário adotar idioma inglês.....leia mais
- Como diferenciar alergias alimentares de alarmes falsos.....leia mais
-
Estresse pode causar mau hálito.....leia mais
-
Conheça cuidados e cosméticos para deixar os pés mais bonitos no verão.....leia mais

-
Comprimento de dedo masculino pode prever sucesso financeiro......leia mais
-
Enxaguante bucal ‘causa’ câncer......leia mais
-
Como Combater a Dor de Cabeça......leia mais
-
Como trocar de HD sem perder os dados nem o sistema operacional......leia mais
-
Acesse a rede da empresa pela web......leia mais

-
Como desbloquear o iPhone 3G......leia mais
-
Perfume com cheiro de hambúrguer vira sensação nos EUA......leia mais
- Faça combinações certas e aproveite todos os nutrientes dos alimentos......leia mais
-
Especialistas alertam para risco de rinite no verão......leia mais
-
Abelhas agem como humanos sob o efeito da cocaína......leia mais

-
Internet Explorer 8 RC1 deve ser lançado no próximo trimestre......leia mais
-
Manual de sobrevivência: 17 coisas a fazer caso perca o seu emprego......leia mais
-
10 dicas de sexo para provocar o marido e esquentar o casamento......leia mais
-
Receita light de bolo de banana é ótima opção para quem quer emagrecer......leia mais
-
Comer rápido engorda e ainda acaba com o prazer de uma boa refeição......leia mais

-
Cura da AIDS? Transplante de medula desaparece com HIV......leia mais
-
Cegueira e surdez curadas com células-tronco......leia mais
-
É possível emagrecer dormindo com auto-hipnose?......leia mais
-
Busca por sintomas médicos na internet causa ansiedade e erro......leia mais
-
Pedalar dentro d'água ajuda na redução da celulite......leia mais

-
Confira seis dicas para ter um cabelo perfeito no verão......leia mais
-
9 Surpreendentes razões pelas quais você não tem feito sexo......leia mais
-
Cosméticos em forma de pílula combatem sinais do tempo.......leia mais
-
Jejum e falta de exercícios anulam a dieta......leia mais
- Evite fazer tatuagem no verão, alerta dermatologista......leia mais

-
Tratamentos alternativos servem em casos específicos......leia mais
-
Pesquisadores dizem que açaí é antioxidante......leia mais
-
Movimentos que ajudam contra a flacidez da face......leia mais
-
consertar ou comprar um modelo novo?......leia mais
-
Cuidados e dicas para seu notebook......leia mais

- Cirurgia de redução de estômago: ‘emagrecimento saudável’......leia mais
-
Mitos e verdades sobre os enxagüantes bucais......leia mais
-
Saiba usar os antibióticos.....leia mais
-
Dicas para escolher uma filmadora digital que sobreviva ao tempo.....leia mais
-
Redes sem fio: como montar e protegê-la, na empresa ou em casa.....leia mais

-
Onde é perigoso e onde é seguro colocar um piercing?.....leia mais
-
20 Maneiras de ser mais Criativo.....leia mais
- Conheça os tipos de psicoterapia mais procurados.....leia mais
-
Como Evitar a Gastrite Como Evitar o Mal Hálito......leia mais
-
Conheça o tratamento que promete exterminar a celulite.....leia mais

- QUATRO DICAS PARA O SUCESSO.....leia mais
- Contato entre adultos e adolescentes é monitorado no My Space.....leia mais
- Saiba como criar um arquivo SiteMap para enviar para o Google.....leia mais
- Computer Associates fatura US$ 4,2 bilhões no ano fiscal de 2008.....leia mais
- Google vai construir novo complexo em terreno da Nasa.....leia mais

- Isenção de IPI na compra de carro por deficiente auditivo.....leia mais
- Como se livrar das dívidas.....leia mais
- 10 Dicas contra o Stress.....leia mais
- Escolha um método para parar de fumar.....leia mais
- Multi-touch será função central na próxima versão do sistema Windows.....leia mais

- COMO TRATAR E PREVENIR A DENGUE ?......leia mais
- MANTER O CORAÇÃO SÁUDAVEL ?.....leia mais
- Brasileira recordista do Guinness já tem mais de 5,9 mil piercings.....leia mais
- 10 dicas para se proteger do Câncer.....leia mais
- O sexo tem um sentido muito profundo; é o instrumento da expressão do amor....leia mais

- Generosidade: Não espere ter muito para ofertar comece por um gesto afetuoso.....leia mais
- TV DIGITAL: você não pode ficar fora dessa.....leia mais
- Anemia é definida pela Organização Mundial de Saúde.....leia mais
- Celulares podem ter célula de hidrogênio, segundo pesquisadores.....leia mais
- Apple lança iPhone 3G em 9 de junho, diz blog.....leia mais

- Neste tópico, mostraremos como criar um Efeito de HOLOFOTE.....leia mais
- 6 erros que cometemos em casa e que trazem grandes prejuízos à nossa saúde.....leia mais
- Sul-africano amputado é liberado para buscar vaga nas Olimpíadas de Pequim....leia mais
- Microsoft vai pagar para quem usar sua busca.....leia mais
- Celular deve matar mais que o cigarro, diz médico.....leia mais

- Qual a diferença de Pneu Radial e Pneu Convencional:.....leia mais
- Os melhores programas para o iPhone....leia mais

- Calvície é revertida de maneira eficaz pela primeira vez.....leia mais
- Empresa Enzyme Design eles “tentaram criar um tipo de moto Porsche....leia mais
- Inserir uma Imagem Cambiável(Rollover) no DreamWeaver MX.....leia mais

- XP próximo do fim: saiba como migrar para o Vista ou continuar com o XP....leia mais
- Câncer e hidratantes: Estudo chega a resultado alarmante.....leia mais
- "Piercing" - Tire todas as suas dúvidas.....leia mais
- Veja as tregédias que podem acontecer se o efeito estufa tiver continuidade, se a temperatura da terra continuar a subir.....leia mais
-
MY SPACE: monitra Contato entre adultos e adolescentes....leia mais

//--> PaidVerts

 

 
 

Todos os Direitos reservados desde 2008
Página Inicial / Quem Somos / Divulgue-nos / Anuncie
Downloads / Contato/ Topo