As melhores Informações

PÁGINA INICIAL CURIOSIDADES DESTAQUES DICAS INTERNACIONAL BRASIL OUTROS REFLEXÃO ORÇAMENTOS

APOSTILAS PROGRAMAS EMPREGOS CONTATO SUGESTÃO QUEM SOMOS ENVIE SUA NOTÍCIA

Mitos e verdades sobre os enxagüantes bucais. Não acredite em tudo o que ouve sem antes consultar um especialista...

Dr. André Cervantes é dentista, especialista em porcelanas, próteses e restaurações

Com a Lei Seca unida a questões anteriores como suspeita de falsificação e de agentes ineficazes, os enxagüantes bucais foram para o topo da mídia. E muitas dúvidas surgiram na cabeça dos leigos, pacientes, e da população em geral, como: se é verdade a questão do álcool, se os enxagüantes realmente fazem efeito, e se sua composição é eficaz, ou se fazem algum mal.

Para esclarecer algumas dúvidas, primeiramente, vamos entender qual a real função dos enxagüantes bucais. Na verdade, eles possuem algumas funções, sendo a mais procurada a de refrescar o hálito. Nada é mais desagradável do que você conversar com uma pessoa e ela estar com o hálito ruim, ou o famoso bafo.

De onça ou não, o bafo ou a halitose, como é chamada pelos dentistas, pode ter mais de 30 origens. Existem no mercado vários tipos de enxagüantes bucais. Desde o mais forte ao mais amargo. Alguns com flúor, outros sem. Alguns com alcoóis em sua composição, e outros sem.

O mais importante é definir o que acontece ao utilizarmos cada um deles e qual a melhor alternativa para cada caso. Outra principal função dos enxagüantes bucais, e outro motivo por ser tão indicado pelos cirurgiões dentistas, é sem dúvida alguma prevenir a formação de placa bacteriana, e, conseqüentemente, o depósito de tártaro sobre os dentes, o que pode originar a formação de novas cáries.

Quanto menos cáries o paciente tiver nos próximos anos, menos o paciente vai precisar ir ao consultório. Álcool Muito tem se comentado à respeito da presença de álcool na composição dos enxagüantes bucais.

Em tempos de Lei Seca, muitos pacientes estão se perguntando se usar produtos que contenham álcool em sua formulação, como os enxagüantes bucais, pode interferir no teste de bafômetro. E a minha resposta é NÃO! .

O álcool aferido nos testes de bafômetro são relativos à presença do álcool no ar dentro dos pulmões, e não acumulado na boca. E o álcool só passa para o ar dos pulmões após ele ser absorvido pelo organismo e levado para o sangue.

As concentrações de álcool usada nos enxagüatórios não são suficientes para serem detectados e causar esse tipo de problema. Até porque, após o bochecho, o paciente cospe a substância, não tendo o líquido, portanto, qualquer contato com o resto do organismo da pessoa. Assim, quanto a presença do álcool na composição desses anti-sépticos bucais não em relação ao bafômetro, mas sim, ao fato de que ele pode prejudicar as restaurações feitas em resinas compostas.

O álcool, de qualquer tipo, não só dos enxagüantes, ataca a superfície das resinas, deixando-as mais porosas. Essa porosidade faz com que os corantes dos alimentos se depositem sobre elas e altere a cor inicial dos dentes, comprometendo a estética. Ou seja, consumir muito álcool, pode contribuir com a alteração da coloração, principalmente das restaurações feitas de resina.

É muito importante lembrar também que por melhor que os enxagüantes bucais sejam, o controle mecânico da placa bacteriana (escovação e fio dental), são ainda os melhores frente ao controle químico. Na dúvida é sempre melhor procurar um dentista, e mais do que isso, algum profissional que tenha como meta promover uma odontologia preventiva e não apenas curativa.

Dentre os enxagüatórios existentes no mercado, irei destacar alguns. Vale ressaltar que as informações técnicas são fornecidas pelas próprias empresas em impressos e na própria embalagem.

Listerine o mais polêmico e mais variado sistema de enxagüatórios bucais. Polêmico pela presença de alcoóis em sua composição numa concentração elevada (21%). Variado pela gama de sabores e tipos de ações que oferece. Possui ação que reduz em até 52% a placa bacteriana. Sua composição garante o gosto forte, do qual todos os pacientes reclamam, mas segundo o fabricante, não deve ser diluido de forma alguma, senão as ações bactericidas e bacteriostáticas se perdem.

Eu recomendo usar Listerine 2 vezes ao dia durante alguns dias, e essa sensação que os óleos essenciais promovem vai passar. Traz a maior gama de sabores e tipos: Citrus, Golden, Fresh Mint, Cool Mint, o Defesa dos Dentes e Gengivas, que possui 0,02% de flúor em sua composição, e se usado 2 vezes ao dia supre toda a necessidade de flúor para os dentes.

O Whitening para pré-escovação clareia em até 2,5 tons da Escala Vita para cores de dentes, e o Vanilla, cujo sabor é bem mais suave do que os sabores convencionais, sendo esse último indicado para pacientes mais sensíveis. Enxagüante bucal aprovado pela ADA (American Dental Association). Periogard (Colgate) muito eficiente em casos de tratamento periodontal (de gengivas) ou em cirurgias bucais. Inibe o crescimento bacteriano em até 80%, e isso faz com que os pacientes não precisem escovar a área operada.

Durante os tratamentos permite regredir o processo inflamatório, devido o controle químico da placa bacteriana, e assim a gengiva se recupera, pára de sangrar, desincha e permite ao dentista um melhor acesso. A clorexidina, presente em sua composição, embora seja um ótimo controle químico de placa bacteriana, não deve ser usada freqüentemente, pois, segundo informações da própria embalagem, pode causar manchas nos dentes, em restaurações estéticas e alterar o paladar devido à sua ação nas papilas gustativas.

Não é aceito pela ADA para uso diário, por ser considerado mais um medicamento, que deve ser usado somente durante tratamentos, e não como um enxagüante comum.

Plax (Colgate) - contém em sua composição o triclosan, que realiza controle químico de placa bacteriana de 20 a 50%. Possui em sua formulação também o flúor, que além de promover a remineralizaçäo dos dentes, serve ainda como componente bacteriostático, impedindo o crescimento bacteriano local. Promove proteção e hálito fresco por 12 horas, se utilizado 2 vezes ao dia. Possui as variações Fresh Mint com o triclosan em sua composição, Kids, que é utilizado por crianças menores de seis anos pela ação do flúor e o Sem Álcool, tornando-o mais aceito entre os pacientes mais sensíveis ao ardor causado pelo álcool. A versão Sem Álcool possui em sua composição o mesmo componente do Cepacol.

Cepacol promove o controle de placa no máximo em até 50%. Não possui Flúor, mas possui alcoóis em sua composição. Estudos mostram que o uso diário também pode provocar manchas nos dentes.

Voltar

Mais de 100 notícias relacionadas...

- HP tem novos computadores para empresas.....leia mais
-
Correr descalço faz bem para a saúde.....leia mais

-
12 Sinais de que você pode estar com problemas cardíacos.....leia mais
-
4 passos para turbinar sua memória.....leia mais
- Como manter a memória afiada e evitar a demência.....leia mais
-
Smartphone se torna necessidade útil em tempos de crise.....leia mais
-
Dieta rica em antioxidantes pode melhorar fertilidade do homem, diz estudo.....leia mais

-
Bug encontrado no iPhone permite execução remota de códigos.....leia mais
-
Formatar o HD frequentemente pode estragar o dispositivo?.....leia mais
-
Conheça o SSD e saiba se é hora de substituir seu HD por ele.....leia mais
-
Suco de carambola é um diurético natural que ajuda a combater o inchaço.....leia mais
-
Quatro técnicas estéticas para firmar a musculatura dos seios. Além de.....leia mais

-
Especialista fala sobre os cuidados essenciais com a pele de acordo com cada.....leia mais
-
Cuidados após queimaduras de sol.....leia mais
-
Saiba como recuperar o áudio perdido no downgrade do Vista para o XP.....leia mais
-
A largura de seu pescoço prediz sua chance de ter problemas cardíacos.....leia mais
-
Método da crioterapia combate a celulite, flacidez e reduz medidas de.....leia mais

-
Veja como se dar bem na dinâmica de grupo. Muitas empresas investem na......leia mais
-
Água: qual a quantidade ideal para consumi-la?.....leia mais
-
Terapias alternativas para alergias.....leia mais
-
Acupuntura da Medicina Tradicional Chinesa.....leia mais
-
Falta de sono pode levar a ‘vida amargurada’.....leia mais
-
Descubra se há problemas com a bateria de seu notebook.....leia mais
-
Gmail offline já funciona, mas é necessário adotar idioma inglês.....leia mais
- Como diferenciar alergias alimentares de alarmes falsos.....leia mais
-
Estresse pode causar mau hálito.....leia mais
-
Conheça cuidados e cosméticos para deixar os pés mais bonitos no verão.....leia mais

-
Comprimento de dedo masculino pode prever sucesso financeiro......leia mais
-
Enxaguante bucal ‘causa’ câncer......leia mais
-
Como Combater a Dor de Cabeça......leia mais
-
Como trocar de HD sem perder os dados nem o sistema operacional......leia mais
-
Acesse a rede da empresa pela web......leia mais

-
Como desbloquear o iPhone 3G......leia mais
-
Perfume com cheiro de hambúrguer vira sensação nos EUA......leia mais
- Faça combinações certas e aproveite todos os nutrientes dos alimentos......leia mais
-
Especialistas alertam para risco de rinite no verão......leia mais
-
Abelhas agem como humanos sob o efeito da cocaína......leia mais

-
Internet Explorer 8 RC1 deve ser lançado no próximo trimestre......leia mais
-
Manual de sobrevivência: 17 coisas a fazer caso perca o seu emprego......leia mais
-
10 dicas de sexo para provocar o marido e esquentar o casamento......leia mais
-
Receita light de bolo de banana é ótima opção para quem quer emagrecer......leia mais
-
Comer rápido engorda e ainda acaba com o prazer de uma boa refeição......leia mais

-
Cura da AIDS? Transplante de medula desaparece com HIV......leia mais
-
Cegueira e surdez curadas com células-tronco......leia mais
-
É possível emagrecer dormindo com auto-hipnose?......leia mais
-
Busca por sintomas médicos na internet causa ansiedade e erro......leia mais
-
Pedalar dentro d'água ajuda na redução da celulite......leia mais

-
Confira seis dicas para ter um cabelo perfeito no verão......leia mais
-
9 Surpreendentes razões pelas quais você não tem feito sexo......leia mais
-
Cosméticos em forma de pílula combatem sinais do tempo.......leia mais
-
Jejum e falta de exercícios anulam a dieta......leia mais
- Evite fazer tatuagem no verão, alerta dermatologista......leia mais

-
Tratamentos alternativos servem em casos específicos......leia mais
-
Pesquisadores dizem que açaí é antioxidante......leia mais
-
Movimentos que ajudam contra a flacidez da face......leia mais
-
consertar ou comprar um modelo novo?......leia mais
-
Cuidados e dicas para seu notebook......leia mais

- Cirurgia de redução de estômago: ‘emagrecimento saudável’......leia mais
-
Mitos e verdades sobre os enxagüantes bucais......leia mais
-
Saiba usar os antibióticos.....leia mais
-
Dicas para escolher uma filmadora digital que sobreviva ao tempo.....leia mais
-
Redes sem fio: como montar e protegê-la, na empresa ou em casa.....leia mais

-
Onde é perigoso e onde é seguro colocar um piercing?.....leia mais
-
20 Maneiras de ser mais Criativo.....leia mais
- Conheça os tipos de psicoterapia mais procurados.....leia mais
-
Como Evitar a Gastrite Como Evitar o Mal Hálito......leia mais
-
Conheça o tratamento que promete exterminar a celulite.....leia mais

- QUATRO DICAS PARA O SUCESSO.....leia mais
- Contato entre adultos e adolescentes é monitorado no My Space.....leia mais
- Saiba como criar um arquivo SiteMap para enviar para o Google.....leia mais
- Computer Associates fatura US$ 4,2 bilhões no ano fiscal de 2008.....leia mais
- Google vai construir novo complexo em terreno da Nasa.....leia mais

- Isenção de IPI na compra de carro por deficiente auditivo.....leia mais
- Como se livrar das dívidas.....leia mais
- 10 Dicas contra o Stress.....leia mais
- Escolha um método para parar de fumar.....leia mais
- Multi-touch será função central na próxima versão do sistema Windows.....leia mais

- COMO TRATAR E PREVENIR A DENGUE ?......leia mais
- MANTER O CORAÇÃO SÁUDAVEL ?.....leia mais
- Brasileira recordista do Guinness já tem mais de 5,9 mil piercings.....leia mais
- 10 dicas para se proteger do Câncer.....leia mais
- O sexo tem um sentido muito profundo; é o instrumento da expressão do amor....leia mais

- Generosidade: Não espere ter muito para ofertar comece por um gesto afetuoso.....leia mais
- TV DIGITAL: você não pode ficar fora dessa.....leia mais
- Anemia é definida pela Organização Mundial de Saúde.....leia mais
- Celulares podem ter célula de hidrogênio, segundo pesquisadores.....leia mais
- Apple lança iPhone 3G em 9 de junho, diz blog.....leia mais

- Neste tópico, mostraremos como criar um Efeito de HOLOFOTE.....leia mais
- 6 erros que cometemos em casa e que trazem grandes prejuízos à nossa saúde.....leia mais
- Sul-africano amputado é liberado para buscar vaga nas Olimpíadas de Pequim....leia mais
- Microsoft vai pagar para quem usar sua busca.....leia mais
- Celular deve matar mais que o cigarro, diz médico.....leia mais

- Qual a diferença de Pneu Radial e Pneu Convencional:.....leia mais
- Os melhores programas para o iPhone....leia mais

- Calvície é revertida de maneira eficaz pela primeira vez.....leia mais
- Empresa Enzyme Design eles “tentaram criar um tipo de moto Porsche....leia mais
- Inserir uma Imagem Cambiável(Rollover) no DreamWeaver MX.....leia mais

- XP próximo do fim: saiba como migrar para o Vista ou continuar com o XP....leia mais
- Câncer e hidratantes: Estudo chega a resultado alarmante.....leia mais
- "Piercing" - Tire todas as suas dúvidas.....leia mais
- Veja as tregédias que podem acontecer se o efeito estufa tiver continuidade, se a temperatura da terra continuar a subir.....leia mais
-
MY SPACE: monitra Contato entre adultos e adolescentes....leia mais

//--> PaidVerts

 

 
 

Todos os Direitos reservados desde 2008
Página Inicial / Quem Somos / Divulgue-nos / Anuncie
Downloads / Contato/ Topo