As melhores Informações

PÁGINA INICIAL CURIOSIDADES DESTAQUES DICAS INTERNACIONAL BRASIL OUTROS REFLEXÃO ORÇAMENTOS

APOSTILAS PROGRAMAS EMPREGOS CONTATO SUGESTÃO QUEM SOMOS ENVIE SUA NOTÍCIA

10 ritos de iniciação incrivelmente dolorosos

Por Luciana Galastri em 20.07.2010 as 23:53

Em muitos lugares do mundo, culturas diferentes fazem com que seus membros passem por ritos de iniciação para provar sua fé, inteligência e maturidade. Mas há alguns ritos de passagem que são realmente dolorosos. Confira nossa lista e escolha qual é seu “preferido”:

10 – AS CICATRIZES DE SEPIK:

As tribos que vivem perto do rio Sepik em Papua Nova Guiné usam a tradição das cicatrizes para mostrar que seus meninos se tornaram homens. A cerimônia pede que o jovem seja cortado nas costas, na barriga e nas nádegas, em padrões que deixem cicatrizes elaboradas que imitem a pele de um crocodilo. Além disso, durante semanas a paciência do rapaz é testada enquanto ele é tratado como mulher na aldeia e precisa suportar humilhações dos outros homens.

9 – NAGHOL – O MERGULHO NA TERRA :

No sul do Pacífico, na Ilha de Pentecostes, membros de uma tribo constroem uma torre de 20 a 30 metros sobre uma clareira. Depois a estrutura é usada para o bungee jumping mais radical do mundo, com apenas dois cipós e a fé segurando um “mergulhador”. O ritual é feito para que a colheita do inhame naquele ano seja boa. Quanto mais alto é o mergulho, melhor será a colheita. Os riscos são óbvios: costelas quebradas, concussões, pescoços quebrados – isso se os cipós não partirem e o mergulhador não acabar empalado. Mas, segundo as estatísticas, a maior parte dos membros da tribo que passaram pela experiência saiu do mergulho sem nenhum arranhão.

8 – A CERIMÔNIA OKIPA:

A cerimônia dos índios Mandan começa com a “dança do bisão” e continua com vários tipos de tortura diferentes no qual os guerreiros devem provar sua força física, coragem e conseguir a aprovação dos espíritos. A Okipa começa com os jovens que passarão pelo teste fazendo jejum não só de comida, mas de bebida e se privando de sono por quatro dias seguidos. Depois eles são perfurados e pendurados pelos furos em uma tenda. Para aumentar a dor, suas pernas são presas a um tipo de peso, que puxa o candidato a guerreiro para baixo. Eles devem ficar assim até desmaiar. Depois que acordar, ele deve sacrificar o dedo mindinho de cada mão e, feito isso, correr pela praça da aldeia várias vezes.

7 – INFIBULAÇÕES ROMANAS:

Os antigos romanos também possuíam seu próprio rito de iniciação. A infibulação é o processo de suturação do prepúcio. Usando um fio, o pênis era “fechado” – e, para piorar, a maior parte das infibulações era feita pelo próprio “dono” do aparelho. Isso era feito por várias razões: para cantores, ajudava a manter a voz mais aguda. Para gladiadores o processo era feito para que eles mantivessem sua força e vitalidade. Em alguns casos, mostrar a cabeça do pênis era considerado vulgar então a infibulação era feita para que o dono se mostrasse modesto. Nos jovens era feito para que eles não se masturbassem e se abstivessem do sexo. Era uma prova de maturidade suturar o próprio prepúcio.

6 – ESCARIFICAÇÃO DOS DENTES MENTAWAI:

As mulheres da tribo Mentawai, em Sumatra, passam por uma prática agonizante conhecida como escarificação dos dentes. O xamã da tribo afia uma faca o melhor que pode e raspa os dentes das meninas da tribo que estão na idade de se tornarem mulheres. Elas não tomam nada para anestesiar a dor e precisam sentir seus dentes serem moldados lentamente na forma de dentes de tubarões. Isso é feito para que elas fiquem, de acordo com a estética da tribo, mais atraentes. Mas nada é obrigado – a menina pode escolher se quer, ou não, ter os dentes escarificados.

5 – CIRCUNCISÃO XHOSA:

Quando um menino se torna um homem, é motivo de celebração para a tribo Xhosa da África do Sul. O abakwetha (o iniciado) é barbeado e um banquete é oferecido para ele. Depois ele é levado para uma cabana nas montanhas que será sua casa pelas próximas semanas. Sem nenhuma preparação, o “cirurgião” aparece e realiza o procedimento de remoção do prepúcio e depois o rapaz é deixado sozinho até “se curar”. A lâmina usada na cirurgia, por si só, representa um grande risco, já que é usada para vários homens sem nenhum processo de limpeza, podendo causar infecções e transmissão de DSTs. Um dos maiores medos dos meninos que vão passar pela iniciação é ouvir que o garoto que veio antes dele teve que ser hospitalizado.

4 – A LUTA DE CHICOTES FULANI:

Para que um menino Fulani passe a ser considerado um homem ele deve confeccionar um chicote da forma que ele produza um “efeito” muito dolorido. Depois ele deve enfrentar com sua arma um outro companheiro que também está passando pelo rito de iniciação em uma luta que será assistida por toda a aldeia. Seu objetivo é acertar com mais força o oponente e gemer o menos possível quando ele é acertado.

3 – CIRCUNCISÕES FEMININAS DE SABINY:

A tribo Sabiny, de Unganda, tem o costume de exigir que suas meninas passem por mutilação genital para serem consideradas adultas. A dor é Justamente o motivo do rito: se a menina conseguir suportar a dor extrema, ela conseguirá suportar todos os obstáculos que aparecerão em sua vida. O clitóris é parcialmente cortado ou completamente removido. Além da questão da dor, os Sabinys acreditam que isso faz com que a mulher não seja promíscua e se mantenha leal ao seu marido.

2 – INICIAÇÃO DE SANGUE:

Outro rito bizarro de Papua Nova Guiné. A tribo Matausa acredita que se seus meninos não passarem pela iniciação de sangue, eles sofrerão as conseqüências pelo resto de suas vidas – ele nunca será visto como um guerreiro e não terá vigor e nem força. Por essa razão os rapazes ficam ansiosos para passar pelo rito, mesmo sabendo o quão horrível ele será. Primeiro eles precisam tirar do corpo qualquer influência feminina que tenha vindo de suas mães. Então eles enfiam pedaços de madeira na garganta para induzir o vômito até que toda a comida no seu estômago seja eliminada. Depois pedaços de cana são introduzidos no nariz do candidato a guerreiro para que ele elimine, também, outras influências ruins. No fim, sua língua é apunhalada diversas vezes. Se ele suportar tudo isso, é considerado um guerreiro da tribo, completamente purificado.

1 – A LUVA DE FORMIGAS BRASILEIRA:

A lista não estaria completa se não tivesse um representante nacional de ritos de passagem. A tribo Satere-Mawe, na Amazônia, é considerada dona de um dos mais dolorosos ritos de passagem do mundo, graças à formiga 24. A formiga é conhecida por esse nome pelas 24 horas de dor horrível que quem sofre a sua picada passa. Além da dor, a vítima sofre com vômitos, náusea e arritmia cardíaca. Isso só com uma picada. Mas os Satere-Mawe não se contentam com pouco. Cerca de 30 formigas são embebidas em água até que fiquem inconscientes. Depois uma luva de folhas, carvão e formigas é construída. Quando acordam as formigas ficam desesperadas tentando se libertar e, é nessa hora, que o iniciado veste duas luvas de formigas, agüentando inúmeras picadas. Durante o ritual, ele e os membros da tribo cantam para distrair o futuro guerreiro da dor. Depois do ritual ele vai sofrer com as conseqüências das picadas por dias a fio, mas no fim será considerado um guerreiro da tribo.

Voltar

Mais de 50 notícias relacionadas...

- Por onde a gente começa?.....leia mais
-
Com valorização, financiar imóvel fica mais vantajoso que poupar.....leia mais
-
Manteiga guarda o segredo do mais novo biodiesel.....leia mais

- Ter pets fez parte da evolução humana.....leia dmais
-
Chuva de meteoros Perseid produzirá um espetáculo no céu.....leia mais
-
Por que é tão difícil acabar com a fome no mundo?.....leia mais
-
Novo dispositivo une touchscreen à tecnologia 3D.....leia mais
-
Professora do ES ganha prêmio Microsoft de Educador Inovador.....leia mais

- Células-tronco: avanços e retrocessos.....leia mais
-
Amplo censo da vida marinha revela biodiversidade dos oceanos.....leia mais
-
Fóssil de crocodilo da Tanzânia tinha dentes de mamífero.....leia mais
-
A Ciência por trás das Turbulências.....leia mais
-
Telefones Celulares Que Explodem.....leia 'mais

- AMD Lança Cinco Novos Processadores.....leia mais
-
A vida artificial será criada em 2010?.....leia mais
-
Máquina do Big Bang Bate incrível novo recorde.....leia mais
-
O universo chegará ao fim mais cedo do que se pensava.....leia mais
-
10 Estonteantes maravilhas da natureza.....leia mais

- Quantas bombas atômicas destruiriam a humanidade? .....leia mais
-
Nova espécie de rato gigante é descoberta em Papua Nova Guiné.....leia mais
-
Luva de Michael Jackson é vendida por R$ 90 mil.....leia mais
-
“Surpreender e matar” dá uma nova esperança contra o HIV.....leia mais
-
Estrias com os dias contados.....leia mais

-
AIDS: Anticorpos artificiais conseguem vacinar contra o vírus em macacos.....leia mais
-
Cientistas japoneses querem transmitir cheiros pela TV.....leia mais
-
Esquistossomose também conhecida como barriga d'agua.....leia mais
-
Nova técnica permite que braço artificial obedeça ao cérebro.....leia mais
-
Nova redução de estômago é feita pela boca e não deixa cicatrizes.....leia mais

-
Rim é removido pela vagina da paciente… Para doação.....leia mais
-
A tristeza faz bem para você, afirmam cientistas.....leia mais
-
Windows 7 é o grande novo desafio da Microsoft.....leia mais
-
“Portátil” pra jogar a sério.....leia mais
-
Domínio dos laptops pode tornar PCs de mesa obsoletos:.....leia mais

-
Advogado que ganhou 'licença-maternidade' quer:.....leia mais
-
Poder da mente move membros paralisados:.....leia mais
-
A soberba tem muitos filhos:.....leia mais
-
Não nos percamos pelas coisas insignificantes, o que plantamos hoje.....leia mais
-
Água fonte de vida com zero caloria.....leia mais

-
Onde é perigoso e onde é seguro colocar um piercing?.....leia mais
-
Nova vacina mata células do câncer de mama.....leia mais
-
Prefeitura de Los Angeles resolve contratar bodes.....leia mais
-
Físicos estudam ressurreição da hidra, que se reorganiza após ser.....leia mais
-
Lei Maria da Penha completa dois anos e diminui tolerância à violência.....leia mais

-
Comissão da Câmara aprova mais tempo para licença-maternidade.....leia mais
- Comissões de Agricultura elaboram proposta sobre endividamento rural.....leia mais
- Saiba mais sobre a pílula que ficou conhecida como "antibarriga".....leia mais
- "Pílula antibarriga" começa a ser vendida oficialmente no Brasil....leia mais
- Remédio criado a partir de fungo consegue matar câncer de fome...leia mais

- Congresso de naturismo na Paraíba....leia mais
- Ei, é você, leia porque você se identificará com estas.....leia mais
- Olimpíadas: Pequim cria sistema de previsão de poluição.....leia mais
- Terra pode se chocar com meteoro muito antes do previsto....leia mais
- Secretário pede que pobres da Índia comam ratos para salvar grãos.......leia mais

PaidVerts
 
 

Todos os Direitos reservados desde 2008
Página Inicial / Quem Somos / Divulgue-nos / Anuncie
Downloads / Contato/ Topo