PÁGINA INICIAL CURIOSIDADES DESTAQUES DICAS INTERNACIONAL BRASIL OUTROS REFLEXÃO ORÇAMENTOS
APOSTILAS PROGRAMAS SUGESTÃO CONTATO QUEM SOMOS ENVIE SUA NOTÍCIA

PARA FAZER UMA DOAÇÃO BASTA CLICAR É ALGUNHA PROPAGANDA, AJUDE-NOS A MELHORAR NOSSO SITE!!!!

93 milhões de formas de fazer sexo

07/09/2009 - Tradução: Eloise De Vylder

M. Antonia Sánchez-VallejoTeclar a palavra sexo em qualquer mecanismo de busca na internet dá como resultado 93 milhões de páginas. Fazer isso em inglês multiplica o número por quase sete: há 645 milhões de páginas na rede. Mas o sexo, na internet, não precisa ser buscado.

Simplesmente, ele é encontrado: basta abrir a caixa de entrada do correio eletrônico, provavelmente cheia de spams com ofertas de Viagra a granel, contatos com mulheres - a internet continua tendo uma inclinação fundamentalmente heterossexual - ou receitas fraudulentas para aumentar o pênis ou motivar os impotentes.

Sexo é a palavra mais buscada na internet e a rede, assim como em outros muitos aspectos da vida cotidiana, do trabalho ao ócio, está modificando os modos de relação social e pessoal. O denominado sexo virtual, que não está catalogado como conduta patológica em nenhuma classificação internacional (só estão qualificados assim os vícios químicos e a ludopatia), consiste em experimentar a estimulação sexual enquanto se mantém contato online com outra pessoa, ou durante o consumo de material sexual virtual para obter uma estimulação ou excitação.

Da curiosidade às escondidas à satisfação total, às vezes compulsiva, de uma necessidade física, há na rede páginas para todos os gostos e, o que é pior, muitas delas são tão explícitas quanto acessíveis, o que provoca um sério problema quando se trata do acesso de menores. Segundo o relatório Durex de 2003, há cinco anos cerca de 25% dos espanhóis já recorriam à intenet para fins sexuais. Ainda que não haja estatísticas a respeito do assunto - em parte, por se tratar de um fenômeno relativamente recente -, o sexo virtual (facilitado por sua acessibilidade e anonimato) ganha cada vez mais adeptos, se forem consideradas válidas as estatísticas de que só nos EUA mais de 200 novos sites de conteúdo sexual são acrescentados por dia à rede.

A rede oferece, principalmente às pessoas mais tímidas ou com menos habilidades sociais, um espaço dominado pela privacidade, e onde a assepsia se confunde facilmente com a inofensibilidade, o que faz com que muita gente que na vida real não se atreveria a dar um passo a mais - para ser infiel, por exemplo -, estabeleça relações paralelas virtuais que, num meio onde não há culpa nem vergonha - a rede, ao contrário do mundo real, não conhece tabus nem obstáculos -, podem induzir à confusão. Isso é o que dizem todos os especialistas consultados: "Um marido exemplar, absolutamente fiel e que na vida real não se atreveria a enganar nunca sua mulher, pode trair seu compromisso virtualmente através de chats ou de outros contatos online. Ele o faz porque acredita que, como não há contato físico, não há traição."

Motivos para praticar sexo online há aos milhões, concordam os especialistas. "Não existe um perfil de usuário, é algo tão massivo que seria como estabelecer o perfil dos nomes que estão nas páginas amarelas", explica o psicólogo Esteban Cañamares, especialista em sexologia. Tanto homens quanto mulheres recorrem o sexo pela internet, embora haja uma maioria de homens. Recentemente, o responsável por uma página de conteúdo para adultos, ou melhor, uma página pornô, contou-me que 40% das reclamações que recebem vêm de mulheres. Entre os consumidores de sexo virtual estão jovens e adultos, pessoas cultas e sem formação... Este perfil tão amplo se deve à própria infinitude da rede, que é inesgotável."

Longe de demonizar uma prática que aumenta cada dia mais, os especialistas concordam ao apontar as vantagens do sexo virtual. "Detrói tabus e mitos, como o que diz que a masturbação é nociva, e amplia o repertório, ou seja, informa e ensina, por exemplo, novas posturas", assegura Cañamares. Pilar Ortega, do Instituto de Sexologia de Barcelona, acredita que a principal contribuição do sexo virtual é 'fomentar a fantasia e procurar novas formas de lazer, além de funcionar como uma injeção contra a rotina no caso de casais desestimulados."

Para Enirque García Huete, diretor do gabinete Quality Psicólogos, o sexo virtual é também uma via de escape para os mais tímidos e contribui para tornar normais algumas tendências até agora marginalizadas: "Até há pouquíssimo tempo, algumas tendências ou práticas, como os diversos tipos de sadomasoquismo ou a troca de casais, estavam confinadas a cinemas pornô, clubes secretos ou 'peep shows'; agora, tudo o que você pode imaginar está na rede. A internet reúne todas as possibilidades e todas as fantasias, desde os comportamentos mais normais até os desvios."

Sexo "seguro e sem compromisso; anônimo e sem conseqüências (ao contrário do que acontece com freqüência numa traição real, ou num contato físico sem proteção), um mundo cheio de possibilidades sem necessidade de oferecer dados, onde, além do mais, pode-se passar a imagem mais favorável de si mesmo, seja ela real ou não. Essas poderiam ser algumas outras vantagens do sexo virtual, ainda que repousem frequentemente sobre mentiras ou meias verdades que às vezes não são nada além de autoengano.

A lista de inconvenientes do sexo virtual é de modo geral tão grande quanto a das vantagens. "Ele trivializa muito o sexo, pode fazer esquecer que uma relação sexual é uma relação interpessoal. E também cria muitos complexos, por exemplo nos jovens, que se comparam com os atores pornô e o tamanho de seus pênis, ou nas mulheres, que se perguntam por que não alcançam o orgasmo de forma tão rápida e eficaz como as atrizes pornô", conta Esteban Cañamares.

Considerar normal o que se vê nas páginas da internet - "Uma teatralização do sexo", segundo este especialista - pode ser o primeiro passo em direção à frustração ou ao complexo. Para a sexóloga Pilar Ortega, o sexo virtual pode fazer com que, "além de abusar da internet, a pessoa não busque outras alternativas e até mesmo substitua o contato real pelo virtual", ainda que ela lembre que "por falta de tempo ou por comodidade, dá menos trabalho se conectar à internet do que sair por aí telefonando, a maior parte das vezes com resultado incerto". O psicólogo clínico Enrique García Huete assegura que o sexo virtual, ainda que não fomente o voyeurismo, é claramente explícito: "há milhares de páginas explícitas de sexo vulgar, hardcore, ao alcance de qualquer um."

Mas na internet, assim como na vida real, nem tudo é branco e preto. Se por um lado o sexo virtual homologou comportamentos antes vergonhosos, uma de suas principais características, o anonimato, pode se transformar numa desculpa para enganar os outros. Por exemplo, "nos chats por escrito, muitos homens se fazem passar por mulheres para entrar em conversas de lésbicas, porque isso os excita". A identidade falsa adquire categoria de delito quando aquele que se faz passar por quem não é - normalmente, um adulto por adolescente, um homem por uma garota - se introduz em conversas com menores. Esta é uma terra de ninguém, uma área pantanosa que marca a diferença entre o entretenimento e o delito.

Nesse universo de relações tão possíveis quanto fictícias - desde que não se chegue ao encontro físico -, a webcam se configura como o espelho que muitas pessoas, alguns adolescentes inclusive, não hesitam em atravessar. "No ciberespaço, é preciso distinguir entre comportamento passivo, das pessoas que observam páginas ou vídeos pornôs, ou o ativo, daquelas que intervêm e trocam. É o sexo interativo. É o caso dos chats em qualquer de suas modalidades [por escrito ou com imagens em tempo real]", lembra García Huete.

O presidente da associação de defesa de menores Protégeles, Guillermo Cánovas, ressalta o potencial perigoso das webcams. "É incrível o que as pessoas chegam a fazer diante de uma webcam, incluindo os mais jovens. Há menores que veem a webcam com confiança, com segurança, mas é fácil enganar, porque há inúmeros programas que permitem captar imagens e editá-las posteriormente, assim que é fácil fazer montagens em que o produto é uma imagem que não corresponde à realidade."

Mas não é preciso disseminar o pânico. Os comportamentos sexuais desviados ou as patologias relativas ao sexo representam apenas uma porcentagem ínfima dos casos. O resto é normal. Num estudo que é considerado referência sobre o assunto, "Cybersex: The Dark Side of The Force" (Sexo Virtual: O Lado Escuro da Força), o pesquisador norte-americano Al Cooper e seus colaboradores estabeleceram em 2000 as distintas variações do uso da internet com fins sexuais e o grau de dependência segundo a dedicação do usuário. Dentre uma amostra que abarcava 9 mil indivíduos, 46,6% dedicava menos de uma hora por semana a atividades sexuais online, os denominados "usuários recreativos". Cerca de 8,3% eram "usuários de risco": dedicavam 11 horas ou mais por semana a essas atividades. E apenas 1% vivia seu passatempo, ou melhor, seu vício, como uma "interferência grave".

O psiquiatra José María Vázquez-Roel, fundador e diretor da clínica Capistrano de Palma de Mallorca, pioneira no tratamento de vícios, sabe muito sobre o assunto. "Já existem muitos casos de viciados em sexo virtual, ainda que existam também muitos casos ocultos. Muitas vezes estão associados a outras dependências químicas, como a cocaína". Mas, do que estamos falando quando nos referimos a um viciado em sexo virtual? De dependência de internet ou de sexo? "O vício fundamental é o sexo. Como no caso do álcool, onde os homens bebem nos bares e as mulheres em casa, o importante não é o lugar, mas a finalidade, a meta, e nesse caso a meta é o sexo."

O perfil do viciado em sexo virtual não distingue idades, mas "há mais homens, com uma progressão recente de mulheres". O desenvolvimento da dependência segue passos similares ao de outros vícios. "Como no caso do álcool, há uma linha invisível que o sujeito não se dá conta de ter atravessado. O sexo virtual vai preenchendo cada vez mais a vida do indivíduo, que gasta um tempo enorme e interrompe progressivamente suas tarefas até ao ponto de levar uma vida dupla, também com sua família", explica Vázquez-Roel. O vício se diagnostica sempre a posteriori, uma vez ultrapassada esta linha invisível. "Há muitos casos de viciados entre os usuários de páginas de encontros 'hardcore' para contatos sexuais ocasionais", lembra José María Vázquez-Roel.

"O sexo que não tem conotações afetivas, que não implica uma relação pessoal, tem um potencial muito maior de se transformar em vício. E o sexo pela internet é mais perigoso porque não há limites. Quanto mais acessível é uma coisa, mais gente participará", sentencia o diretor da clínica Capistrano. Mas não é preciso se alarmar: entre satisfazer uma fantasia recorrente - "Quem não sonhou alguma vez com a vizinha do 5º andar? Pois na internet há muitas", brinca García Huete - e o vício, que requer tratamento, há um grande espaço de possibilidades, de fantasias. Ou talvez aí esteja a maior fantasia de todas, a rede vista como o espelho do conto de Alice: a atração insondável do outro lado do espelho.

Voltar

Mais de 110 notícias relacionadas...
- Pesquisadora desenvolve novo curativo à base de pele de rã.....leia mais
- Britânico colhe abobrinha de mais de 50 quilos.....leia mais

- Ciência maluca: cocô de chinchila revela se houve muita chuva.....leia mais
- Cientistas descobrem superpênis de lula.....leia mais
- Tetraplégicos escrevem e dirigem cadeiras de rodas com fungadas.....leia mais
- Apartamento de R$ 389 milhões é colocado à venda em Londres.....leia mais
- Os sifakas são lêmures que têm patas traseiras capazes de saltar até 9 metros.....leia mais

- 50 curiosidades inúteis sobre famosos que você não fazia nem idéia!.....leia mais
- Piercings na língua podem causar fendas nos dentes.....leia mais
- Carro movido a fezes passeia em Bristol.....leia mais
- 5 mitos detonados sobre o corpo masculino.....leia mais
- Mansão onde Michael Jackson vivia está à venda por US$ 29 milhões.....leia mais

- Nu, Enrique Iglesias comemora vitória da Espanha na Copa.....leia mais
- Inseto extinto reaparece no Reino Unido.....leia mais
- Cientistas descobrem novas espécies de anfíbios e répteis no Equador.....leia mais
- 5 Incríveis fotos de bicho engolindo bicho.....leia mais
- Conheça o único animal imortal do planeta.....leia mais

- Briga por ajuste de vestido de noiva acaba na Justiça nos EUA.....leia mais
- Tecnologia pessoal começa a pesar no orçamento.....leia mais
- Lutador de sumô foge com caixa eletrônico na Rússia.....leia mais
- Sul-africano pede vaga na Copa a Parreira via SMS.....leia mais
- Polícia manda cobrir estátua de neve por ofender vizinho.....leia mais

- Fótons são observados em uma velocidade maior do que a da luz.....leia mais
- 6 Criaturas reais que parecem saídas de um pesadelo.....leia mais
- Bumbum grande faz bem à saúde, diz estudo.....leia mais
- Relógio do fim do mundo anda um minuto para trás.....leia mais
- Stress pode causar câncer .....leia mais

- Meteorito estoura pára-brisa de carro no Canadá.....leia mais
-PORQUE AS MULHERES FAZEM SEXO ?....leia mais
-HOMEOPATIA FUNCIONA ?....leia mais
-15 estranhas criaturas pré-históricas.....leia mais
- Orgasmos, saúde sexual e atitudes sobre a genital feminina .....leia mais

-Dançarina mora com 45 cobras em Londres.....leia mais
- Encontrado o lugar mais inóspito da Terra.....leia mais
- 93 milhões de formas de fazer sexo.....leia mais
- Americano cria casas com material recolhido do lixo.....leia mais
- Super iate parece uma baleia assassina, custa U$ 95 milhões.....leia mais

- "Calcinha-voadora" provoca apagão em cidade britânica .....leia mais
- 'Floresta solar' em estacionamentos seria terminal recarrega carros elétricos.....leia mais
- Sexo diário mantém o esperma saudável .....leia mais
- Estranha salamandra dá esperança para amputados.....leia mais
- Mega-colônia de formigas domina o mundo.....leia mais

- A verdade por trás da fórmula secreta de Coca-Cola.....leia mais
- Passageiro conserta avião e evita atraso de voo.....leia mais
- Ilusão de parede.....leia mais
- Zhao Liang, que pode ser a próxima pessoa considerada a mais alta do mundo.....leia mais
- Cobra de quase 5 metros é achada perto de galinheiro no AM.....leia mais

- Homens mais altos têm maiores salários.....leia mais
- Por que as crianças não fazem o que os adultos mandam?.....leia mais
- Veja os Dez agonizantes tratamentos da Idade Média .....leia mais
- Crocodilo ciborgue faria Capitão Gancho urinar em suas calças bufantes .....leia mais
- Verme gigante ataca corais em aquário britânico.....leia mais

- Tartaruga com gases não consegue voltar ao mar na BA.....leia mais
- Tongan Inspectors Head to Undersea Volcano.....leia mais
- Homem é enterrado junto com sua picape nos EUA.....leia mais
- Nasce na Espanha bebê selecionado geneticamente para curar o irmão.....leia mais
- A ciência afirma: Mulheres não podem mais fingir orgasmos.....leia mais

- Olho biônico devolve visão a homem cego.....leia mais
-Sexo matinal, tônico para o organismo.....leia mais
- Como os esteróides e anabolizantes funcionam.....leia mais
-Destrua o câncer no gigantesco Cíclotron de Prótons.....leia mais
-Crianças infelizes se tornam adultos doentes, indica estudo.....leia mais

- Mito ou verdade: bebida alcoólica corta o efeito do antibiótico?.....leia mais
- ‘Aliens’ vivem entre nós, afirma cientista.....leia mais
- Acredite, ser prestativo torna você mais atraente .....leia mais
- A doença mais antiga do mundo.....leia mais
- Por que ganho peso durante o dia e o perco enquanto durmo?.....leia mais

- Você é o repórter: tempestade deixa 100 mil sem luz em BH.....leia mais
- Excesso de café pode causar alucinações, sugere estudo.....leia mais
- Brasil está entre os dez países que mais disseminam malwares.....leia mais
- Peixe desenvolve espelho nos olhos para ver no escuro.....leia mais
- Amor pode durar mais de 20 anos, diz estudo.....leia mais

- Jovens japoneses que não tomam café da manhã fazem sexo antes.....leia mais
- Ligre: Uma cruza bizarra entre leão e tigre.....leia mais
- Celular detecta HIV, malária e outras doenças.....leia mais
- Espirro pode ser sinal de excitação sexual, diz estudo.....leia mais
- Gremlins são encontrados na floresta da Indonésia.....leia mais

- Cientistas chegam mais perto do elixir da juventude.....leia mais
- Café em excesso pode reduzir seios, indica estudo.....leia mais
- "Gás do pum" pode ajudar a tratar pressão alta, diz estudo.....leia mais
- Há uma nova versão de um remédio contra a impotência.....leia mais
- As fotos do maior de cruzeiro do mundo.....leia mais

- Campo de força permite tocar objetos virtuais em pleno ar.....leia mais
- Estratégias para enriquecer o aprendizado nas.....leia mais
- Marfinense constrói casa Crocodilo.....leia mais
- Não remova as ceras do ouvido, porque pode.....leia mais
- Orgasmo: O andar de uma mulher diz muito sobre ela.....leia mais

- O Google anunciou fez o lançamento do seu navegador de internet.....leia mais
- Máquinas de preservativos devem estar em escolas em outubro.....leia mais
- Sangue de menstruação pode reparar problemas cardíacos, diz estudo!.....leia mais
- Uma equipe de cientistas uruguaios anunciou o descobrimento de restos.....leia mais
- Você acha que uma calça tamanho extra GG é grande?.....leia mais

- Em Jateí MS, foi construída uma fogueira de 48 metros.....leia mais
- Uma homenagem a fruta que movimenta a economia do município de Marialva....leia mais
- Já imaginou uma abelha maior que um Ser Humano.....leia mais
- Falta pouco para que Rogério Vieira de Fraga chegue a 100% do corpo tatuado...leia mais
- Ouvir música pode ajudar na recuperação de derrames.....leia mais

- A mulher é fértil no período de ovulação. Dentro do ciclo menstrual.....leia mais
- Sites ampliam funções do iPhone.....leia mais
- Mudança climática já afeta a saúde global, diz OMS.....leia mais
- Bloco de 400 km2 se desprende de plataforma de gelo na Antártida.....leia mais
- Objeto metálico cai no interior de Goiás e intriga moradores!.....leia mais

- Novo Pro Evolution Soccer 2008.....leia mais
- Os 10 animais mais mortíferos do mundoUma lista com criaturas que nos dão… bem… 10 tipos diferentes de medo....leia mais
- ALZHEIMER: Aspirina pode diminuir risco de ter a doença....leia mais
- Processadores para notebooks: as diferenças entre Centrino e Pentium....leia mais
- Software para estressados simula machadadas no computador....leia mais

- Foi homologada a “Maior Mandioca do Brasil”, não deixe de conferir as medidas deste incrível recorde.....leia mais
- Canadense tatua o corpo para virar "morto-vivo"....leia mais
- José Wilker um Cidadão Paraibano....leia mais
- Artista dos EUA usa Bob Esponja em instalação sobre tortura....leia mais
- Dieta das proteínas é a melhor, segundo ‘super’ estudo....leia mais

Todos os Direitos reservados desde 2008
Página Inicial / Quem Somos / Divulgue-nos / Anuncie
Downloads / Contato/ Topo