PÁGINA INICIAL CURIOSIDADES DESTAQUES DICAS INTERNACIONAL BRASIL OUTROS REFLEXÃO ORÇAMENTOS

APOSTILAS PROGRAMAS EMPREGOS CONTATO SUGESTÃO QUEM SOMOS ENVIE SUA NOTÍCIA

Estratégias para enriquecer o Aprendizado

Site Possibilidades - Virgílio Vasconcelos Vilela

Ações complementares para antes, durante e depois de uma sessão de dedicação

Você certamente faz algumas coisas quando está se dedicando a aprender algo. Se é material de leitura, lê, relê, repete, faz perguntas, resume, desenha diagramas, memoriza. Se envolve alguma habilidade, pratica seguindo um roteiro ou imitando alguém, como na dança, ou visualiza.

O aprendizado pode também envolver um processo de tentativa-e-feedback, isto é, tentar fazer, observar o resultado e ajustar até sair como você quer ou como acha que deve ser. Ou seja, você aplica alguma estratégia que visa diretamente o aprender.

Combinar estratégias com a principal pode facilitar a obtenção e multiplicar o rendimento e a qualidade dos resultados, tanto que já fazemos isso em alguma medida. Há pessoas que estudam ouvindo música. Uma meditação pode incluir uma música suave, silêncio, meia-luz e incenso. Até a postura, como você bem deve saber, pode influenciar nos resultados.

Vamos descrever aqui estratégias variadas que apoiam o processo de aprendizado, no sentido de facilitar, acelerar, suavizar e tornar mais eficiente, eficaz ou agradável. Você pode incorporar todas ou nenhuma, aplicar uma em um dia e outra noutro dia. Pode ser até que já aplique alguma, conscientemente ou não; mais importante é você testá-las e ver o que faz diferença para você.

Antes

1) Prepare o seu ambiente - Quando decidir que é hora, antecipe o que vai precisar e deixe tudo à mão: livros, anotações, dicionário. Se usa computador, abra os arquivos que julga que serão necessários ou úteis. Se quiser, pegue também copo d'água ou de suco e batata frita. Outras opções são avisar todo mundo do que vai fazer e tirar o telefone do gancho. O objetivo aqui é montar um ambiente que permita o máximo possível de foco e concentração.

2) Ative sua motivação - Diga para si para que serve o que vai fazer em seguida. Ative a lembrança dos motivos que o levaram a assumir o compromisso do qual decorre a atividade a seguir. O que você vai obter ao final? E o que isso lhe trará? Imagine por um momento que já está obtendo benefícios de sua dedicação.

3) Ative seus conhecimentos - Faça perguntas a si mesmo sobre o assunto. O que já aprendi sobre isto? Que experiências e práticas já tive? Em que já usei este material ou parte dele? O quanto já progredi? O quanto sabia antes, e quanto sei agora? Não é preciso esforço, as perguntas já induzem a resposta, você apenas fica esperando o efeito.

Você pode repassar o material, apenas olhando um ou outro tópico, assim com quem não quer nada. Pode também fazer coisas simples para "aquecer", como operações matemáticas com números de 5 dígitos, por exemplo, para temas que envolvem raciocínio. Se o tema for canto, você pode fazer um brainstorm de sons, isto é, emitir sons aleatoriamente por algum tempo. Se for dança, o aquecimento pode ser repassar os passos básicos.

4) Ative suas atitudes - De que maneira quer se dedicar? Expresse as atitudes que gostaria de manter durante a sessão. Sugestões: "estar concentrado", "focar o melhor possível no objetivo", "desligar-me de tudo que não estiver relacionado", "com amor", "ligado", "com a maior objetividade". Neste ponto você pode se programar também sobre como vai lidar com interrupções, como telefone, irmãos ou o que for. Com paciência? Com tolerância?

Não se preocupe se vai ou não agir conforme determinou; a sua declaração de intenção é a mobilizadora de recursos. Apenas expresse e vá para o próximo passo.

Durante

5) Defina sua intenção imediata - Declare verbal ou mentalmente o que pretende para o próximo segmento de estudo. Nem sempre é possível ser muito específico, faça o melhor possível. Você vai estudar um capítulo? Praticar uma seqüência? Decida quanto tempo irá dedicar minimamente (depois você pode tomar outra decisão). Para esta etapa, você pode consultar os seus PPPs (próximos pequenos passos) definidos na sessão prévia (veja abaixo a seção Depois). Ajuste-os se for o caso, para incorporar novas e melhores idéias.

6) Solte-se - De vez em quando, relaxe na postura, isto é, solte seu corpo ou partes dele o quanto for possível. Como está sua testa agora? E seus ombros?

7) Faça pausas - Após algum segmento de dedicação, faça uma pausa com a intenção de permitir ao seu sistema a absorção e a incorporação do novo material. Enquanto isso, você descansa, em caráter remediativo ou preventivo. Uma pesquisa mostrou que o aprendizado é maior no início e no final de um período delimitado de dedicação (D. Gordon e J. Vos, em Revolucionando o Aprendizado, Makron).

8) Interrupções - Por mais que não queiramos, podem ocorrer interrupções. Se isso ocorrer, após decidir verificar e antes de desviar-se, registre o ponto de retorno, o que fará quando voltar. Pode ser um capítulo, um exercício, um movimento. O registro pode ser tão simples quanto um lápis na página correta, uma anotação ou uma imagem mental.

Depois

9) Verifique o progresso - Avalie o rendimento da sessão. Se usou alguma das estratégias sugeridas, veja se dá para saber se foi útil ou não, se vai praticar uma outra vez para avaliar melhor. Se concluir que não progrediu muito, é um momento de reavaliar as estratégias de aprendizado, e talvez decidir fazer mudanças, talvez pesquisar um pouco sobre o que existe que você talvez não conheça.

10) PPPs - defina e registre os Próximos Pequenos Passos a serem dados no assunto. Estes têm uma importância especial: definir PPPs é garantir que você pode se desligar do assunto tranquilamente; se esquecer, já tem as ligações para retomar do ponto onde parou. Se você já ficou pensando em algo por medo de esquecer, sabe avaliar a utilidade desta alternativa.

11) Reconheça - Separe um minuto para fazer o auto-reconhecimento: procure algo de bom no que fez, como ter-se dedicado, ter aprendido um pouco mais, estar mais próximo do objetivo, ter tido disciplina, o que quer que você encontre de bom e positivo. Para cada um, procure o prazer e a satisfação que lhe proporciona. Usufrua, isto é, dedique-se a ficar sentindo cada prazer ou emoção prazerosa por alguns segundos.

12) Guarde as coisas - No final, retorne o ambiente ao seu estado normal, guardando materiais, fechando programas e limpando eventuais resíduos da atividade. O objetivo aqui é mais do que organização: você está enviando uma mensagem ao seu cérebro de que a sessão está encerrada, você vai fazer outra coisa e quer se concentrar devidamente nessa outra coisa, seja o que for.

13) Faça uma transição adequada - Quando nos dedicamos com intensidade a algo, há a possibilidade de que representações mentais e até emoções fiquem ativas, independentemente da nossa vontade, mesmo quando não estamos nos dedicando e queremos fazer outra coisa. Assim, antes de fazer essa outra coisa, e se julgar necessário, execute algumas ações para "quebrar o estado". Em geral são coisas prazerosas: tomar um banho, lanchar, até beber algo gostoso pode funcionar. Também pode ser uma atividade física, como exercícios, alongamentos e caminhadas, ou deitar-se por alguns minutos e simplesmente relaxar, como já fiz e já vi outras pessoas fazerem. Outra possibilidade é acessar algum site interessante, como de humor, por exemplo. O importante é você achar algo que funcione para mudar o estado em no máximo alguns minutos.

Um comentário final

As estratégias sugeridas podem ser úteis em uma outra dimensão. Pense, por exemplo, que ativar seus conhecimentos antes de uma sessão de estudo já se tornou um hábito. O que vai acontecer após alguma prática é que, simplesmente ao decidir que vai se dedicar, sua mente já naturalmente vai ativar seus conhecimentos prévios, sem que você precise conscientemente estimular. É quando tudo se torna rápido, mais espontâneo e mais fácil. E você vai colher frutos pelo resto da vida.

Voltar

Mais de 110 notícias relacionadas...
- Pesquisadora desenvolve novo curativo à base de pele de rã.....leia mais
- Britânico colhe abobrinha de mais de 50 quilos.....leia mais

- Ciência maluca: cocô de chinchila revela se houve muita chuva.....leia mais
- Cientistas descobrem superpênis de lula.....leia mais
- Tetraplégicos escrevem e dirigem cadeiras de rodas com fungadas.....leia mais
- Apartamento de R$ 389 milhões é colocado à venda em Londres.....leia mais
- Os sifakas são lêmures que têm patas traseiras capazes de saltar até 9 metros.....leia mais

- 50 curiosidades inúteis sobre famosos que você não fazia nem idéia!.....leia mais
- Piercings na língua podem causar fendas nos dentes.....leia mais
- Carro movido a fezes passeia em Bristol.....leia mais
- 5 mitos detonados sobre o corpo masculino.....leia mais
- Mansão onde Michael Jackson vivia está à venda por US$ 29 milhões.....leia mais

- Nu, Enrique Iglesias comemora vitória da Espanha na Copa.....leia mais
- Inseto extinto reaparece no Reino Unido.....leia mais
- Cientistas descobrem novas espécies de anfíbios e répteis no Equador.....leia mais
- 5 Incríveis fotos de bicho engolindo bicho.....leia mais
- Conheça o único animal imortal do planeta.....leia mais

- Briga por ajuste de vestido de noiva acaba na Justiça nos EUA.....leia mais
- Tecnologia pessoal começa a pesar no orçamento.....leia mais
- Lutador de sumô foge com caixa eletrônico na Rússia.....leia mais
- Sul-africano pede vaga na Copa a Parreira via SMS.....leia mais
- Polícia manda cobrir estátua de neve por ofender vizinho.....leia mais

- Fótons são observados em uma velocidade maior do que a da luz.....leia mais
- 6 Criaturas reais que parecem saídas de um pesadelo.....leia mais
- Bumbum grande faz bem à saúde, diz estudo.....leia mais
- Relógio do fim do mundo anda um minuto para trás.....leia mais
- Stress pode causar câncer .....leia mais

- Meteorito estoura pára-brisa de carro no Canadá.....leia mais
-PORQUE AS MULHERES FAZEM SEXO ?....leia mais
-HOMEOPATIA FUNCIONA ?....leia mais
-15 estranhas criaturas pré-históricas.....leia mais
- Orgasmos, saúde sexual e atitudes sobre a genital feminina .....leia mais

-Dançarina mora com 45 cobras em Londres.....leia mais
- Encontrado o lugar mais inóspito da Terra.....leia mais
- 93 milhões de formas de fazer sexo.....leia mais
- Americano cria casas com material recolhido do lixo.....leia mais
- Super iate parece uma baleia assassina, custa U$ 95 milhões.....leia mais

- "Calcinha-voadora" provoca apagão em cidade britânica .....leia mais
- 'Floresta solar' em estacionamentos seria terminal recarrega carros elétricos.....leia mais
- Sexo diário mantém o esperma saudável .....leia mais
- Estranha salamandra dá esperança para amputados.....leia mais
- Mega-colônia de formigas domina o mundo.....leia mais

- A verdade por trás da fórmula secreta de Coca-Cola.....leia mais
- Passageiro conserta avião e evita atraso de voo.....leia mais
- Ilusão de parede.....leia mais
- Zhao Liang, que pode ser a próxima pessoa considerada a mais alta do mundo.....leia mais
- Cobra de quase 5 metros é achada perto de galinheiro no AM.....leia mais

- Homens mais altos têm maiores salários.....leia mais
- Por que as crianças não fazem o que os adultos mandam?.....leia mais
- Veja os Dez agonizantes tratamentos da Idade Média .....leia mais
- Crocodilo ciborgue faria Capitão Gancho urinar em suas calças bufantes .....leia mais
- Verme gigante ataca corais em aquário britânico.....leia mais

- Tartaruga com gases não consegue voltar ao mar na BA.....leia mais
- Tongan Inspectors Head to Undersea Volcano.....leia mais
- Homem é enterrado junto com sua picape nos EUA.....leia mais
- Nasce na Espanha bebê selecionado geneticamente para curar o irmão.....leia mais
- A ciência afirma: Mulheres não podem mais fingir orgasmos.....leia mais

- Olho biônico devolve visão a homem cego.....leia mais
-Sexo matinal, tônico para o organismo.....leia mais
- Como os esteróides e anabolizantes funcionam.....leia mais
-Destrua o câncer no gigantesco Cíclotron de Prótons.....leia mais
-Crianças infelizes se tornam adultos doentes, indica estudo.....leia mais

- Mito ou verdade: bebida alcoólica corta o efeito do antibiótico?.....leia mais
- ‘Aliens’ vivem entre nós, afirma cientista.....leia mais
- Acredite, ser prestativo torna você mais atraente .....leia mais
- A doença mais antiga do mundo.....leia mais
- Por que ganho peso durante o dia e o perco enquanto durmo?.....leia mais

- Você é o repórter: tempestade deixa 100 mil sem luz em BH.....leia mais
- Excesso de café pode causar alucinações, sugere estudo.....leia mais
- Brasil está entre os dez países que mais disseminam malwares.....leia mais
- Peixe desenvolve espelho nos olhos para ver no escuro.....leia mais
- Amor pode durar mais de 20 anos, diz estudo.....leia mais

- Jovens japoneses que não tomam café da manhã fazem sexo antes.....leia mais
- Ligre: Uma cruza bizarra entre leão e tigre.....leia mais
- Celular detecta HIV, malária e outras doenças.....leia mais
- Espirro pode ser sinal de excitação sexual, diz estudo.....leia mais
- Gremlins são encontrados na floresta da Indonésia.....leia mais

- Cientistas chegam mais perto do elixir da juventude.....leia mais
- Café em excesso pode reduzir seios, indica estudo.....leia mais
- "Gás do pum" pode ajudar a tratar pressão alta, diz estudo.....leia mais
- Há uma nova versão de um remédio contra a impotência.....leia mais
- As fotos do maior de cruzeiro do mundo.....leia mais

- Campo de força permite tocar objetos virtuais em pleno ar.....leia mais
- Estratégias para enriquecer o aprendizado nas.....leia mais
- Marfinense constrói casa Crocodilo.....leia mais
- Não remova as ceras do ouvido, porque pode.....leia mais
- Orgasmo: O andar de uma mulher diz muito sobre ela.....leia mais

- O Google anunciou fez o lançamento do seu navegador de internet.....leia mais
- Máquinas de preservativos devem estar em escolas em outubro.....leia mais
- Sangue de menstruação pode reparar problemas cardíacos, diz estudo!.....leia mais
- Uma equipe de cientistas uruguaios anunciou o descobrimento de restos.....leia mais
- Você acha que uma calça tamanho extra GG é grande?.....leia mais

- Em Jateí MS, foi construída uma fogueira de 48 metros.....leia mais
- Uma homenagem a fruta que movimenta a economia do município de Marialva....leia mais
- Já imaginou uma abelha maior que um Ser Humano.....leia mais
- Falta pouco para que Rogério Vieira de Fraga chegue a 100% do corpo tatuado...leia mais
- Ouvir música pode ajudar na recuperação de derrames.....leia mais

- A mulher é fértil no período de ovulação. Dentro do ciclo menstrual.....leia mais
- Sites ampliam funções do iPhone.....leia mais
- Mudança climática já afeta a saúde global, diz OMS.....leia mais
- Bloco de 400 km2 se desprende de plataforma de gelo na Antártida.....leia mais
- Objeto metálico cai no interior de Goiás e intriga moradores!.....leia mais

- Novo Pro Evolution Soccer 2008.....leia mais
- Os 10 animais mais mortíferos do mundoUma lista com criaturas que nos dão… bem… 10 tipos diferentes de medo....leia mais
- ALZHEIMER: Aspirina pode diminuir risco de ter a doença....leia mais
- Processadores para notebooks: as diferenças entre Centrino e Pentium....leia mais
- Software para estressados simula machadadas no computador....leia mais

- Foi homologada a “Maior Mandioca do Brasil”, não deixe de conferir as medidas deste incrível recorde.....leia mais
- Canadense tatua o corpo para virar "morto-vivo"....leia mais
- José Wilker um Cidadão Paraibano....leia mais
- Artista dos EUA usa Bob Esponja em instalação sobre tortura....leia mais
- Dieta das proteínas é a melhor, segundo ‘super’ estudo....leia mais
PaidVerts
 
 

Todos os Direitos reservados desde 2008
Página Inicial / Quem Somos / Divulgue-nos / Anuncie
Downloads / Contato/ Topo