As melhores Informações
@fisicanaveia
FÍSICA?
YOUTUBE

PÁGINA INICIAL AULAS CONTATO

1.     AS LEIS DE NEWTON:


Força: Pode-se dizer que é uma grandeza física capaz de mudar o estado inícial de um objeto promovendo uma aceleração. Ex: Uma xicara que foi derrubada da mesa, ou seja, inicialmente a xicara estava em repouso, agora não, pois adquiriu movimento até cair. Isto foi possivel porque uma força foi aplicada na xicara.

Força Resultante:
pode-se dizer que é o somatório, a soma de todas as forças que atuam em um corpo ou fluido.

Equilíbrio Estático:
Se dá quando a força resultante sobre um determinado corpo ou fluido é nula.
Ex: Uma xícara em cima da mesa em repouso.

A unidade de medida da xicara é o Newton(N).

2- PRINCÍPIOS DA DINÂMICA OU LEIS DE NEWTON

Primeira Lei ou Princípio da Inércia: Se a força resultante aplicada em um corpo ou em fluido é nula, este permanecerá em repouso ou em movimento retilíneo uniforme(MRU) até que uma força externa seja aplicada nele. Ex: Uma xícara em cima da mesa em repouso ou uma moto percorrendo a BR-230 por 10minutos a 80km/h.

Segunda Lei ou Princípio Fundamental da Dinâmica:
Se
um determinado corpo de massa m está em repouso e então é aplicada uma força externa nesse, seu estado inicial é alterado, agora o corpo adquiri aceleração (a). Logo, podemos descrever matemáticamente como:

Fr = m.a , onde Fr é a força resultante aplicada no corpo.

Algumas forças mais conhecidas

Peso: definidade como a quantidade de massa que um determinado corpo ou fluido possui em determinada gravidade, ou seja,
P = m.g

Força elástica: é uma força comumente gerada por uma mola, esta força é definida, deforma geral, como a Lei de HOOKE,ou seja, ela depende da constante de proporcionalidade (k) e do alongamento ou encurtamento sofrido por uma mola, também conhecido como deformação da mola(x - xo), então:

Fel = K.(x -xo) , x é a posição final da mola e xo a posição inicial da mola.

Terceira Lei ou Princípio da Ação e Reação: A toda força de ação aplicada existe uma força de reação correspondente de mesma intensidade, mesma direção mas emsentidos contrários. Lembrando que cada uma dessas forças atuam em corpos diferentes.

O par ação-reação pode ser de contato ou não. De contato quando, como o próprio nome diz, estão em contato, as forças interagem em corpos que se tocam. Quando não, a interação é realizada a distancia. Ex: Terra e Lua.

 

Exercícios de Fixação

1) Uma caixa está em repouso a dois metros do solo sobre uma mesa, sobre ela atua uma força de contato igual a 150N. Responda o que se pede usando as leis de Newton, qual a massa da caixa?

Caixas-fio.png2) A figura a seguir mostra duas caixas A e B ligadas por um fio inextensível, onde a caixa A tem 8Kg e a B tem 9Kg. O coeficiente de atrito entre a caixa B e a mesa é de 0,6. Então, qual a tração dos blocos A e B? Qual a aceleração de todo o sistema.

 

 

Molas.jpg3) A figura ao lado mostra duas situações: na situação A a mola está sendo comprimida enquanto na situação B a mola está sendo esticada, como indicado pela seta. Considerando que a mão representada na figura seja trocada por uma caixa de 10Kg e que esta caixa está sobre uma mesa, sabendo que o coeficiente de atrito entre a caixa e a mesa é de 0,5 qual a intensidade da força elástica aplicada pela mola na caixa em qualquer das situações descritas na figura sabendo que a caixa se movimenta a 2m/s2.




Todos os Direitos reservados desde 2008
Página Inicial / Anuncie / Downloads / Contato / Topo